Têxtil portuguesa Inovafil desenvolveu fios com pelo de bovídeo dos Himalaias

Uma das fibras desenvolvidas pela empresa tem por base o milho e é biodegradável. A empresa já fatura 18 milhões de euros por ano, exportando diretamente cerca de 30% da sua produção.

A têxtil portuguesa Inovafil desenvolveu um fio composto por pelo de iaque, bovídeo proveniente da região do Himalaias, e por uma fibra de PLA (poliácido lático).

A fiação de Vila Nova de Famalicão demonstra assim estar na primeira linha da sustentabilidade, “com soluções ecológicas e inovadoras, num momento em que a indústria procura matérias-primas biológicas e produtos reciclados”, destaca um comunicado da autarquia local.

De acordo com o documento, o novo produto foi lançado em setembro, na ‘Première Vision’ – umas das mais importantes feiras do setor –, em Paris, e é finalista do ‘iTechStyle Awards’, prémio de inovação instituído pelo Citeve.

“A fibra de iaque, cuja suavidade se compara à da caxemira, é complementada por propriedades de respirabilidade e resistência a odores, por ser antibacteriana e natural. A fibra de PLA, biodegradável, é de produção sustentável, tendo como base o milho, uma fonte renovável, pelo que requer menos energia e emite menos dióxido de carbono para a atmosfera que outros polímeros. É biodegradável em condições ideais de compostagem (condições adequadas de luz, humidade, temperatura), degradando-se em meses, ao contrário de outros plásticos, como o poliéster, que demoram anos a decompor-se”, explica Rui Martins, administrador da Inovafil.

De resto, na opinião deste responsável, o futuro próximo da fileira passa exatamente por encontrar receitas cada vez mais verdes, tanto nas matérias-primas como no ciclo de produção.

Esta solução foi desenvolvida pela equipa interna da Inovafil dedicada à Investigação e ao Desenvolvimento (I&D) em parceria com a empresa congénere Lurdes Sampaio.

A Inovafil é uma empresa do universo Mundifios, tendo nascido em 2015, vocacionada para fazer fios especiais.

A empresa conta com 120 trabalhadores, um volume de negócios anual de 18 milhões de euros.

A Inovafil tem uma quota de exportações diretas que ronda os 30% e uma capacidade produtiva de 160 toneladas de fio por mês.

Ler mais

Recomendadas

Azul votou favoravelmente a saída da TAP. Estado tem luz verde para a reestruturação

“Neeleman tinha a TAP na mão, com 84,2% dos direitos económicos”, recorda um ex-quadro da TAP. Mas a hipótese da nacionalização da companhia acelerou a saída dos brasileiros da Azul, que votaram favoravelmente o “adeus” à TAP esta segunda-feira, 10 de agosto, no Estado de São Paulo.

Gaia aprova intervenções em empreendimentos sociais no valor de 20 milhões de euros

“Na próxima semana já começam obras em vários”, disse esta tarde, em reunião camarária, o presidente da câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, sobre um investimento que resulta de candidatura Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU).

Empresas com novo apoio à retoma recebem ajuda para subsídio de Natal em 2021

A jurista Alexandra Marcelino explicou que o trabalhador com redução de horário no âmbito do novo apoio extraordinário à retoma progressiva da atividade “tem direito a subsídio de Natal por inteiro”.
Comentários