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Têxtil: primeira edição da MOD’única com mais de 3.500 visitantes

A feira que veio substituir a Modtissimo arrancou com um número significativo de visitantes, entre eles mais de 150 vindos do estrangeiro.
3 Março 2025, 17h53

A primeira edição da feira têxtil MOD’única –que veio substituir a ‘malograda’ Modtissimo – promovida pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal com o apoio da SPORMEX, reuniu na Exponor cerca de 100 expositores, “consolidando-se como um ponto de encontro essencial para a fileira têxtil portuguesa”, segundo avança a organização.

Em nota de balanço, a ATP reforça o seu compromisso em “dialogar e cooperar com diferentes entidades e municípios para criar um evento ainda mais robusto e representativo do setor têxtil português”. E detalhou que à Exponor, em Matosinhos, acorreram cerca de 3.500 visitantes, dos quais perto de 150 internacionais, ali tendo sido expostas mais de 110 coleções

Durante a manhã do segundo dia, a feira recebeu a visita de Paulo Rios, membro do Conselho de Administração da AICEP, que encontrou um setor em grande transformação. “Estamos alinhados com o setor, continuamos a acreditar que tem grande potencial. Levo daqui as preocupações das empresas”, afirmou.

No contacto com os expositores, Paulo Rios reiterou a disponibilidade da AICEP para apoiar as empresas sempre que necessário. O ex-deputado sublinhou ainda a relevância da MOD’Unica: “Se houver bom senso, esta feira vai continuar a existir com um novo brilho, que o setor exige e merece”.

Entre os representantes institucionais que marcaram presença, destacam-se também as Câmaras Municipais de Fafe, Guimarães, Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão, que testemunharam de perto a capacidade de inovação da indústria.

“A MOD’Unica apostou também na valorização da cultura e do design têxtil, criando um hall de entrada atrativo com peças de António Jorge Visual Artist e coordenados inspirados nos Lenços de Namorados, fruto da parceria com a Câmara Municipal de Vila Verde e a iniciativa Namorar Portugal. A este espaço expositivo juntaram-se: a plataforma Guimarães Marca e a Trienal da Covilhã”.

A organização destacou ainda o programa de conferências MOD’Unica Talks, que trouxe mais de 20 intervenções, apresentando projetos inovadores como DIGI4FASHION, Metaskills4TCLF, RDC@ITV, RESOTEX, TEXAD, Vetrine, Waste2BioComp. Instituições como AE Minho, Circular Strategy, CITEVE, Humana Portugal, MAAB Consulting, Modatex, OMA, Universidade da Beira Interior, Universidade do Minho, diversas empresas do setor e o brand-building expert Daniel Agis enriqueceram o debate com insights sobre as transformações da indústria.

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