O conceito é recente e mais recente ainda, é a sua aplicação na indústria e na educação. De forma simples, a Inteligência Emocional pode definir-se com o conjunto de capacidades que nos permitem perceber, analisar e regular os nossos estados emocionais, bem como os dos outros.
Há, todavia, mais componentes para esta Inteligência: o autoconhecimento, a autogestão, a consciencialização social e a gestão dos relacionamentos. É sobre estas componentes, relacionadas com os dias de hoje e enquadradas no tema “The Challenge”, que Daniel Goleman vem falar a uma vasta plateia de decisores.
Jornalista, psicólogo e escritor, Goleman tem dedicado grande parte da sua investigação a esta questão. O percurso inclui a publicação de vários livros sobre a Inteligência Emocional, muitos deles bestsellers, como é o caso de Focus: The Hidden Driver of Excellence – onde analisa os resultados de uma liderança assente nos relacionamentos.
Para Goleman, o desenvolvimento destas capacidades emocionais e sociais, pode ser feito em qualquer altura da vida. Basta que haja motivação. Tal aplica-se tanto aos líderes, quanto aos trabalhadores.
No estudo realizado pela QSP em antecipação da cimeira de dia 22 de março, 99,5% dos gestores inquiridos valorizaram a Inteligência Emocional, propondo até formação na área.
Ao autor juntam-se, entre outros, Rob Goffee professor emérito da London Business School, Bonin Bough da host na CNBC; Tamara McCleary, CEO da agência de consultoria Thulium e Steve Knight, especialista em Comunicação Empresarial do Insead.
Toda a informação no site do evento: www.qspsummit.pt
Este conteúdo patrocinado foi produzido em colaboração com a QSP Summit.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com