A menos de um mês das legislativas em Portugal, o TikTok criou aquilo a que chama um Centro Eleitoral. Trata-se de um espaço na ‘app’ dedicado às próximas eleições, com o propósito de promover o acesso dos utilizadores a “informação eleitoral fiável”.
A novidade foi divulgada pela empresa chinesa através de um comunicado enviado às redações, na quarta-feira. Em causa está a possibilidade de os eleitores acederem a “informação credível sobre o processo de votação e sobre as eleições”. Com este propósito, há ligação direta ao site gov.pt, no qual estão disponíveis as informações oficiais sobre a eleição. Em simultâneo, são reunidos vídeos associados à vertente política, publicados não apenas por políticos, como também por outros usuários, que podem ser, por exemplo, comentadores ou especialistas na matéria.
Liderado desde 2021 por Shou Zi Chew, o TikTok aplica este tipo de práticas desde 2020 e já o fez num total de mais de 200 eleições em todo o mundo. Esta prática inclui a identificação de contas de meios de comunicação do Estado, assim como a atribuição dos selos de “verificado” a determinadas contas para indicar que são autênticas.
Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com