No que respeita a redes sociais com os maiores números, o Facebook é o que conta com mais utilizadores, ao passo que o Instagram lidera em termos de popularidade. Ainda assim, o TikTok ultrapassa todas as redes sociais em termos de horas de utilização e configura uma subida substancial nos tempos recentes.
De acordo com um estudo da DataReportal, a aplicação em que os criadores de conteúdos se focam em vídeos curtos conta já com 1,9 mil milhões de utilizadores. Em média, estes gastaram, em outubro, um total e 33 horas e 28 minutos a usar a aplicação, o que representa um aumento de dez horas face ao registado em abril (23h28).
Trata-se, por isso, de um consumo em horas que vai muito além das 18h50 registadas no Facebook e das 15h50 que se observam no Instagram. Seguem-se, neste ranking, o X/Twitter, com 4h52, assim como o Snapchat, que se fica pelas 3h58.
De qualquer forma, o peso das redes sociais na sociedade pode ser medido por outras métricas. Nesse sentido, a análise da DataReportal permite concluir que, dos utilizadores com idades compreendidas entre os 16 e os 64 anos, o Instagram lidera em termos de popularidade, ao reunir 15,7% das preferências. Mais atrás surge o Facebook, com 13%, o que retrata uma larga margem para o TikTok, que surge no terceiro posto, nos 7%.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com