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“Típico” freelancer português é homem, trabalha em casa e recebe cerca de mil euros mensais

A plataforma Fiverr, que liga empresas e freelancers, concluiu através de um estudo que estes profissionais com idades compreendidas entre os 25 e os 44 anos.
16 Novembro 2020, 13h59

O freelancer-tipo em Portugal é homem, trabalha em casa e recebe cerca de mil euros por mês, de acordo com um estudo recente da plataforma Fiverr que reuniu uma amostra de 250 entrevistas. A empresa concluiu que, entre os participantes no inquérito, a maioria eram homens (81%), com idades compreendidas entre os 25 e os 44 anos, residentes nos distritos de Lisboa, Setúbal ou Leiria (29%), Algarve (12%) e Beira Alta (11%).

Metade destes profissionais – que são trabalhadores por conta própria que disponibilizam serviços a uma ou mais entidades – declarou receber entre 12 mil euros e 18 mil euros anuais e a outra metade apontou para entre 18 mil euros e 28 mil euros (sem detalhar se são valores líquidos ou bruto).

O estudo assinala ainda que, na generalidade, os clientes dos freelancers portugueses estão repartidos 50/50 entre Portugal e estrangeiro, pelo que tendem a trabalhar de forma remota (teletrabalho), uma realidade que a maior parte (51%) já conhecia mesmo antes da pandemia da Covid-19. Ademais, 23% recorre a espaços de co-work.

Quase metade (44%) dos participantes referiu que poder definir as suas horas de trabalho é uma das principais razões que os levou a tornarem-se freelancers, bem como a flexibilidade, assinalada por 41% como o principal motivo pelo qual trabalham de forma independente.

Os freelancers portugueses partilharam que a forma mais comum de venda dos seus serviços é através do marketing direto e e-mail (54%), seguido pelos marketplaces/websites (52%).

“Nos últimos anos, Portugal tem vindo a tornar-se cada vez mais atrativo para os trabalhadores independentes e nómadas digitais. Ainda que muitos optem por viver nas grandes cidades, o interesse por zonas interiores e rurais para trabalhar remotamente, como a Ericeira, tem aumentado segundo o Nomadlist.com”, explica a Fiverr, no estudo divulgado esta segunda-feira.

Para os autores da análise, esta preferência deverá estar relacionada com a proximidade familiar, uma vez que mais de um terço (395) dos inquiridos admitiu que este é um fator crucial.

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