O primeiro-ministro, António Costa, defendeu que os pensionistas têm sido aumentados todos os anos, em resposta à intervenção do presidente do Chega, André Ventura.
Sobre o “rendimento dos pensionistas, como sabe, a inflação foi de 7,8%, em 2022, e os aumentos dos pensionistas, este ano, foram entre 7,46% e 8,4%, a que acresceu um apoio extraordinário de 25% do seu valor anual da pensão. Este ano, a inflação será de 4,6% e o aumento do próximo ano variará entre 5,2% e 6,2%, ou seja, todos os anos os pensionistas têm sido aumentados”, sublinhou o primeiro ministro.
Por seu turno, André Ventura questionou o governante sobre se não colocava “a mão na consciência quando diz que os pensionistas vão ter um aumento”.
“Os pensionistas vão de facto ter um aumento este ano, mas é que nos últimos dois anos, em média, perderam 330 euros”, destacou Ventura.
O líder do Chega afirmou ainda que “quem nos está a ouvir e tem de escolher entre medicamentos ou alimentação sabes bem o que estou a dizer , sabe que qualquer aumento que vai haver para o Orçamento de 2024 não compensa o que perderam em 2021 e em 2022”.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com