O desemprego registado aumentou em todos os grandes sectores e em quase todas as atividades económicas durante o mês de outubro, informou a Randstad Research.
Na sua análise, a Randstad cita dados do IEFP, que dão conta que “nos Centros de Emprego nacionais foram inscritos 3.243 desempregados registados (+1,1%)”. “Em relação a outubro do ano anterior, o aumento do desemprego registado foi de 14.231 pessoas (+4,9%), sendo o total do desemprego registado em Portugal de 303.356 pessoas”.
“O sector da agricultura é o setor com maior crescimento do desemprego registado, com mais 1.069 pessoas nesta situação (+9,5%), seguindo-se do setor dos serviços com mais 1.010 desempregados registados do que no mês anterior (+0,5%) e, por último, o setor da indústria, energia e água e construção com mais 353 desempregados registados (+0,7%)”, sublinhou a empresa.
Dentro destes grandes sectores, “quase todas as atividades económicas apresentaram aumentos do desemprego registado em relação a
setembro”.
“As atividades que assinalaram descidas do desemprego registado fizeram-no de forma muito ligeira, como a indústria do vestuário (com uma descida de -134 desempregados registados), a construção (menos 99 desempregados registados) ou as atividades de informação e comunicação (menos 103 desempregados registados)”, destacou a Randstad.
Segundo a empresa, “apenas uma atividade económica registou uma queda considerável do desemprego registado: a administração pública, educação e saúde. Esta atividade tem 2.319 desempregados registados a menos do que no mês anterior (setembro), o que implica um decréscimo mensal de -10,2%”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com