[weglot_switcher]

Topo da agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta semana

A semana irá ser marcada pela continuação da época de resultados, com os CTT em destaque na quarta-feira. Números do desemprego irão estar foco em Portugal, em Espanha e nos Estados Unidos.
  • Estados Unidos
3 Agosto 2020, 07h55

Segunda-feira, 3 de agosto

Evento em destaque: Banco de Portugal divulga dívida pública de junho

Um mês depois da aprovação do Orçamento Suplementar, as principais linhas das projeções macroecónomicas do Governo continuam em foco e com elevada probabilidade de serem revistas. Se em relação ao PIB, que contraiu 14,1% no segundo trimestre (em cadeia) é uma certeza, segundo o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, e em relação ao défice o número (7%) previsto pelo Governo parece otimista, a evolução da dívida caminha para novos máximos, conforme alertou a agência de notação DBRS.

O Banco de Portugal publica esta segunda-feira o valor bruto da dívida pública no final de junho. No mês anterior o montante situou-se em 264,4 mil milhões de euros, aumentando 2,3 mil milhões de euros relativamente a abril.

Outros eventos em foco: 

  • INE divulga atividade turistica de junho
  • Corticeira Amorim publica resultados do primeiro semestre
  • Abanca apresenta resultados do primeiro semestre
  • Resultados: Heineiken (Holanda), Societé Generale e Natixis (França), Intel, Starbucks, Berkshire Hathawayy e Wells Fargo (EUA)

Terça-feira, 4 de agosto

Evento em destaque: Espanha deve mostrar inversão temporária no desemprego

Dos 10 países que já apresentaram números do PIB do segundo trimestre, a vizinha Espanha teve a maior contração com um tombo em cadeia de 18,5%. Uma das consequências mais visíveis dessa recessão tem sido o desemprego, que registou aumentos de 302 mil em março e 283 mil em abril, antes de desacelerar para 26,6 mil e 5,1 mil em maio e junho, respetivamente. Em julho, segundo a estimativa da Trading Economics, a tendência deverá ter invertido, com uma redução de 3 mil pessoas desempregadas, mas tendo em conta o aumento de novos casos de Covid-19 no país, as previsões para agosto já são mais sombrias.

Outros eventos em foco:

  • Eurostat anuncia preços na produção industrial em junho
  • Resultados: Bayer e Hugo Boss (Alemanha), BP e Diageo (Reino Unido), Walt Disney, Fox Corp, Western Union (EUA)

Quarta-feira, 5 de agosto

Evento em destaque: CTT apresentam resultados primeiro trimestre

A época de resultados das cotadas continua e esta semana uma das divulgações em foco será a dos CTT-Correios de Portugal. No primeiro trimestre a empresa liderada por João Bento teve um lucro líquido de 3,7 milhões de euros, uma quebra ligeira de 0,4% em termos homólogos, mas o Banco CTT apresentou um resultado positivo pela primeira vez na sua história.

Nessa altura, a empresa já informara que “a pouco clara noção sobre a gravidade da crise da Covid-19” levou à decisão reverter a distribuição de dividendos de 0,11 euros por ação. A divulgação dos resultados será a ocasião para os CTT demonstrarem o impacto da crise na empresa, especialmente no correio tradicional. Por outro lado, a empresa explicou numa apresentação em julho que as medidas de confinamento adotadas para combater a pandemia tiveram um impacto profundo na aceleração do recurso ao e-commerce em Portugal, com o tráfego ‘a mais que duplicar entre abril e junho.

Outros eventos em foco: 

  • INE divulga estatísticas do emprego do segundo trimestre
  • Eurostat publica vendas a retalho em junho

Quinta-feira, 6 de agosto

Evento em destaque: Reunião de política monetária do Banco de Inglaterra

Depois da Reserva Federal e do Banco Central Europeu será a vez de o Banco de Inglaterra fazer uma pausa nas novidades da política monetária. A reunião do Monetary Policy Comitteee deverá, na opinião dos analistas, resultar na manutenção das medidas de estímulos e da taxa de juro diretora nos 0,1%.

O principal motivo de interesse reside, portanto, nos comentários que o banco central poderá fazer sobre as perspectivas económicas, nomeadamente os riscos que o aumento do números de casos de Covid-19 no Reino Unido poderá representar para o outlook. A instituição liderada por Andrew Bailey tem dito que os riscos são negativos, portanto deverá reiterar que está pronta a fazer o que for necessário para apoiar a economia.

Outros eventos em foco:

  • Eurostat divulga preços nas importações industriais em junho
  • Resultados: Credit Agricole e Axa (França), Adidas e Lufthansa (Alemanha), CBS, Symantec e T-Mobile (EUA)

Sexta-feira, 7 de agosto

Evento em destaque: Desemprego nos EUA em julho

O desemprego na maior economia do mundo vai estar em foco no parte final da semana. Na quinta-feira a tendência de subida nos números dos novos pedidos de desemprego deverá continuar, com o consenso dos analistas a apontar para 1,45 milhões de pedidos nas semana que terminou a 1 de agosto, após os 1,43 milhões da semana anterior.

No dia seguinte é a vez de conhecermos o número de non-farm payrolls, o número de empregos criados em setores não-agrícolas, em julho. Depois das quedas recorde de 700 mil e 20,5 milhões em abril e maio, respectivamente, em junho trouxe uma inversão, com a reabertura de uma grande parte da atividade económica a criar 4,8 milhões empregos.

O aumento do números de casos de Covid-19 levou, contudo vários governadores estaduais a retomar medidas de confinamento em julho, criando incerteza que deverá ter levado a uma diminuição do ritmo de contratação, com o consenso dos analistas a apontar a 2,26 milhões de novos empregos no mês.

Outros eventos em foco:

  • INE divulga estatísticas do comércio internacional em agosto
  • China: balança comercial em julho
  • Alemanha: balança comercial em junho
  • Resultados: ABN Amro (Holanda), Porsche (Alemanha), Royal Caribbean Cruises (EUA)
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.