[weglot_switcher]

Topo da agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta semana

A semana começa com um dia cheio de discursos de banqueiros centrais da Fed e do BCE. A época de resultados acelera e, por cá, João Leão é ouvido na Comissão de Orçamento e Finanças, precisamente sobre o Orçamento do Estado, na sexta-feira, o mesmo dia em que o Parlamento debate a proposta de lei do Governo para obrigatoriedade do uso de máscara e a da aplicação STAYAWAY COVID.
19 Outubro 2020, 07h30

Segunda-feira, 19 de outubro

Evento em destaque: Discursos dos banqueiros centrais

A semana começa com um dia repleto de discursos de banqueiros centrais dos dois lados do Atlântico. Nos Estados Unidos, o presidente da Reserva Federal, Jerome Powell, discursa às 13 horas sobre os benefícios e riscos das moedas digitais transnacionais, enquanto o seu vice, Richard Clarida vai falar às 16h45 sobre as perspetivas da economia americana a política monetária. Powell e outros membros da Fed tem emitido vários alertas sobre o facto de a recuperação da economia estar a desacelerar, urgindo democratas e republicanos a chegarem a acordo sobre um novo pacote de estimulos orçamentais.

Do lado do Banco Central Europeu (BCE), a presidente Christine Lagarde participa, às 19 horas, num congresso em Paris, depois do vice-presidente Luis de Guindos ter aberto, às 8h15, o XI Fórum Financeiro em Madrid, num dia em que também há discursos de Yves Mersch (12h30) e Philip Lane (13h30).

Outros eventos em foco:

  • China divulga PIB do terceiro trimestre
  • Banco de Portugal divulga balanças corrente e de capital, posição de investimento internacional e balança de pagamentos no segundo trimestre
  • Eurostat publica PIB e principais agregados do segundo trimestre na zona euro

Terça-feira, 20 de outubro

Evento em destaque: Época de resultados entra em ritmo de cruzeiro

A earnings season do terceiro trimestre começou na semana passada, mas é nesta terça-feira que acelera, com os resultados de gigantes europeias como a Volvo, o UBS e a Enagas e americanas como a Procter & Gamble, a Philip Morris e a Netflix.

Segundo dados da Refinitiv I/B/E/S, os analistas continuam a esperar uma queda nos resultados das empresas europeias, mas estão mais positivos do que há alguns meses. Na primavera a expetativa era de uma quebra de 50% nos lucros do terceiro trimestre, enquanto há um mês era 40% e agora é de 36,7%.

Outros eventos em foco:

  • INE divulga Índices de Preços na Produção Industrial, Taxas de Juro Implícitas no Crédito à Habitação, e Síntese Económica de Conjuntura, todos de setembro
  • Banco de Portugal divulga Boletim Estastíco, endividamento do setor não-financeiro e das administrações públicas

Quarta-feira, 21 de outubro

Evento em destaque: Reserva Federal publica o ‘livro beige’

O ‘livro beige’ é um relatório que a Reserva Federal (Fed) publica oito vezes por ano e que sumariza os testemunhos de empresários, economistas, agentes de mercado e outras fontes  sobre as condições económicas. Na última edição, no início de setembro, a Fed explicou que os ganhos económicos eram modestos e que alguns trabalhadores que estiveram em lay-off acabaram por perder os empregos.

Desta vez, espera-se que o banco central pinte um quadro ainda mais negativo sobre a economia americana, especialmente sobre o mercado laboral.

Outros eventos em foco:

  • Inflação no Reino Unido em setembro
  • Energy Information Agency divulga dados dos stocks de petróleo nos EUA na semana que terminou a 16 de outubro
  • Resultados do terceiro trimestre: Verizon, Tesla, Chipotle (todos EUA), Iberdrola (Espanha), Ericsson (Suécia)

Quinta-feira, 22 de outubro

Evento em destaque: Comissão Europeia divulga primeira estimativa do indicador de confiança dos consumidores a zona euro em outubro

Em setembro o indicador de confiança dos consumidor melhorou para -13,9 face aos -14,7 de agosto, mas ainda bastante abaixo dos níveis pré-pandemia. O consenso dos analistas aponta para um novo recuo em outubro, para -15, numa altura em que vários países têm sido obrigados a impôr novas medidas para tentar contar o aumento do número de casos de Covid-19.

Outros eventos em foco:

  • EUA: Debate final Donald Trump-Joe Biden
  • Comissão de Economia: Audição do ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital,  Pedro Siza Vieira, “sobre as medidas de apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas”, a requerimento do PCP
  • Clima económico e confiança dos consumidores em França em outubro
  • EUA: Novos pedidos de subsídio de desemprego na semana até 10 de outubro
  • Eurostat divulga défices e dívidas dos países da zona euro no segundo trimestre
  • Eurostat divulga segunda notificação dos procedimentos de défices excessivos em 2019
  • Resultados do terceiro trimestre: Kimberly Clark, Intel, Coca Cola, AT&T, American Airlines (todos EUA), Hermes (França), Bankinter (Espanha)

Sexta-feira, 23 de outubro

Evento em destaque: Parlamento discute e vota obrigatoriedade do uso de máscara e a da aplicação STAYAWAY COVID

O ponto mais ‘quente’ da reunião plenária na Assembleia da República deverá ser a  discussão da Proposta de Lei n.º 62/XIV/2.ª, do Governo, que determina a obrigatoriedade do uso de máscara para o acesso ou permanência nos espaços e vias públicas e a obrigatoriedade da utilização da aplicação STAYAWAY COVID.

A proposta para tornar obrigatório o uso da aplicação tem sido alvo de críticas vindas de vários quadrantes, incluindo o PSD, a Fenprof e até deputados do PS.  O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, admitiu o diploma, apesar das dúvidas sobre algumas medidas, face à “situação de urgência” em função da evolução da pandemia. Já o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já prometeu enviar a lei para o Tribunal Constitucional para fiscalização preventiva a lei,  caso seja aprovada no Parlamento.

Outros eventos em foco:

  • Comissão de Orçamento e Finanças: Audição do Ministro de Estado e das Finanças, João Leão, no âmbito da apreciação, na generalidade, das Grandes Opções para 2021-2023 e do Orçamento do Estado para 2021
  • Vendas a retalho no Reino Unido em setembro
  • Markit divulga índices PME de outubro para zona euro, França, Alemanha, Reino Unido e EUA
  • Resultados do terceiro trimestre: Amazon, Amex (EUA), Schindler (Suiça), Barclays (Reino Unido)
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.