[weglot_switcher]

Topo da agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta semana

Os dados do emprego vão estar em foco nos Estados Unidos na sexta-feira, mas antes disso há atenção sob Portugal, em específico, a Web Summit a partir de quarta-feira. É tudo online esta vez, mas não faltam motivos de interesse.
  • Eóin Noonan/Web Summit
30 Novembro 2020, 07h35

Segunda-feira, 30 de novembro

Evento em destaque: INE divulga estimativa rápida do desemprego em outubro

O Instituto Nacional de Estatística publica a estimativa rápida do desemprego em outubro, após ter colocado de setembro em 7,7%, uma subida de 1,2 pontos percentuais face a agosto. Entretanto a Comissão Europeia referiu, nas projeções económicas do outono apresentadas d 5 de novembro, que a taxa de desemprego em Portugal deve subir para 8% este ano, antes de recuar para 7,7% em 2021 e 6,6% em 2022.

A CIP — Confederação Empresarial de Portugal alertou, no entanto, a 16 de novembro que a perceção sobre e a atividade económica piorou no último mês e que não se perspetivam sinais de melhoria. Oscar Gaspar, vice-presidente da CIP, vincou que “ainda estamos num profunda crise económica”, sublinhando taxa de desemprego possa disparar para os dois dígitos até ao final do ano, apesar de o Governo apontar para uma taxa de desemprego de 8,7%.

Outros eventos em foco:

  • INE publica estimativa rápida da atividade turística em outubro
  • INE divulga estimativa rápida do IPC/IHPC em novembro
  • INE apresenta Contas Nacionais Trimestrais do terceiro trimestre
  • Espanha: Inflação em novembro
  • Christine Lagarde, presdiente do BCE, discursa no evento online “Thought Leadership Forum” (10h30)
  • Continuação do debate e votação na especialidade do Orçamento do Estado para 2021
    Marcelo Rebelo de Sousa recebe a ministra da Saúde e a ministra da Justiça

Terça-feira, 1 de dezembro

Evento em destaque: Eurostat divulga inflação na zona euro em novembro

O consenso dos analistas aponta para uma inflação homóloga de -0,3% na zona euro em novembro, inalterada do valor do mês anterior. Em cadeia, a projeção é de uma subida ligeira de preços, 0,2%, também igual ao ritmo de outubro.

A inflação na zona euro mantém-se assim muito abaixo da desejada pelo Banco Central Europeu, que projecta uma média homóloga de -0,2% no quarto trimestre. O economista-chefe Philip Lane alertou recentemente sobre os perigos de tolerar uma inflação ténue e o tema será certamente foco de atenção na reunião do Conselho de Governadores a 10 de dezembro.

Outros eventos em foco:

  • Conclusão da reunião da OPEP+
  • Alemanha: taxa de desemprego em outubro
  • Reunião do Eurogrupo, via vídeoconferência. Inclui avaliação de monitorização pós-programa de Portugal
  • Canadá: PIB do terceiro trimestre

Quarta-feira, 2 de dezembro

Evento em destaque: Início da Web Summit 2020

A Web Summit desta vez é mesmo toda na web. A pandemia obrigou a organização liderada por Paddy Cosgrave a passar o certame para o formato de vídeo online depois de quatro edições na FIL, no Parque da Nações em Lisboa.

Apesar da transição para o online, a organização diz que espera mais de 100 mil visitantes, de 150 países, para ouvir discursos de mais de 800 participantes e visitar 2.500 startups ou comunicar com 1.500 investidores. Não faltam motivos de interesse, portanto, com a organização a destacar as presenças de Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, Eric Yuan, fundador e CEO da Zoom e Reid Hoffman, co-fundador da LinkedIn.

No evento de lançamento, ao 12 horas, além de Cosgrave e von der Leyen, estarão também no ‘palco’ virtual o primeiro-ministro António Costa e Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Outros eventos em foco:

  • Eurostat divulga taxa de desemprego na zona euro em outubro
  • Alemanha: vendas a retalho em outubro

Quinta-feira, 3 de dezembro

Evento em destaque: Eurostat divulga vendas a retalho na zona euro em outubro

Outros eventos em foco: 

  • IHS Markit divulga índices PMI da zona euro de novembro
  • Brasil: PIB do terceiro trimestre
  • EUA: Novos pedidos de subsidio de desemprego na seman que terminou a 28 de novembro

 

Sexta-feira, 4 de dezembro

Evento em destaque: Dados do emprego nos Estados Unidos em novembro

Os ‘non-farm payrolls’ são eventualmente o indicador mais importante na economia norte-americana nesta altura. A expectativa para os números de novembro é de um aumento de 500 mil empregos, um aumento que a confirma-se representará, no entanto uma continuação da tendência descendente desde junho.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.