Topo da agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta semana

Os dados do emprego vão estar em foco nos Estados Unidos na sexta-feira, mas antes disso há atenção sob Portugal, em específico, a Web Summit a partir de quarta-feira. É tudo online esta vez, mas não faltam motivos de interesse.

Eóin Noonan/Web Summit

Segunda-feira, 30 de novembro

Evento em destaque: INE divulga estimativa rápida do desemprego em outubro

O Instituto Nacional de Estatística publica a estimativa rápida do desemprego em outubro, após ter colocado de setembro em 7,7%, uma subida de 1,2 pontos percentuais face a agosto. Entretanto a Comissão Europeia referiu, nas projeções económicas do outono apresentadas d 5 de novembro, que a taxa de desemprego em Portugal deve subir para 8% este ano, antes de recuar para 7,7% em 2021 e 6,6% em 2022.

A CIP — Confederação Empresarial de Portugal alertou, no entanto, a 16 de novembro que a perceção sobre e a atividade económica piorou no último mês e que não se perspetivam sinais de melhoria. Oscar Gaspar, vice-presidente da CIP, vincou que “ainda estamos num profunda crise económica”, sublinhando taxa de desemprego possa disparar para os dois dígitos até ao final do ano, apesar de o Governo apontar para uma taxa de desemprego de 8,7%.

Outros eventos em foco:

  • INE publica estimativa rápida da atividade turística em outubro
  • INE divulga estimativa rápida do IPC/IHPC em novembro
  • INE apresenta Contas Nacionais Trimestrais do terceiro trimestre
  • Espanha: Inflação em novembro
  • Christine Lagarde, presdiente do BCE, discursa no evento online “Thought Leadership Forum” (10h30)
  • Continuação do debate e votação na especialidade do Orçamento do Estado para 2021
    Marcelo Rebelo de Sousa recebe a ministra da Saúde e a ministra da Justiça

Terça-feira, 1 de dezembro

Evento em destaque: Eurostat divulga inflação na zona euro em novembro

O consenso dos analistas aponta para uma inflação homóloga de -0,3% na zona euro em novembro, inalterada do valor do mês anterior. Em cadeia, a projeção é de uma subida ligeira de preços, 0,2%, também igual ao ritmo de outubro.

A inflação na zona euro mantém-se assim muito abaixo da desejada pelo Banco Central Europeu, que projecta uma média homóloga de -0,2% no quarto trimestre. O economista-chefe Philip Lane alertou recentemente sobre os perigos de tolerar uma inflação ténue e o tema será certamente foco de atenção na reunião do Conselho de Governadores a 10 de dezembro.

Outros eventos em foco:

  • Conclusão da reunião da OPEP+
  • Alemanha: taxa de desemprego em outubro
  • Reunião do Eurogrupo, via vídeoconferência. Inclui avaliação de monitorização pós-programa de Portugal
  • Canadá: PIB do terceiro trimestre

Quarta-feira, 2 de dezembro

Evento em destaque: Início da Web Summit 2020

A Web Summit desta vez é mesmo toda na web. A pandemia obrigou a organização liderada por Paddy Cosgrave a passar o certame para o formato de vídeo online depois de quatro edições na FIL, no Parque da Nações em Lisboa.

Apesar da transição para o online, a organização diz que espera mais de 100 mil visitantes, de 150 países, para ouvir discursos de mais de 800 participantes e visitar 2.500 startups ou comunicar com 1.500 investidores. Não faltam motivos de interesse, portanto, com a organização a destacar as presenças de Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, Eric Yuan, fundador e CEO da Zoom e Reid Hoffman, co-fundador da LinkedIn.

No evento de lançamento, ao 12 horas, além de Cosgrave e von der Leyen, estarão também no ‘palco’ virtual o primeiro-ministro António Costa e Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Outros eventos em foco:

  • Eurostat divulga taxa de desemprego na zona euro em outubro
  • Alemanha: vendas a retalho em outubro

Quinta-feira, 3 de dezembro

Evento em destaque: Eurostat divulga vendas a retalho na zona euro em outubro

Outros eventos em foco: 

  • IHS Markit divulga índices PMI da zona euro de novembro
  • Brasil: PIB do terceiro trimestre
  • EUA: Novos pedidos de subsidio de desemprego na seman que terminou a 28 de novembro

 

Sexta-feira, 4 de dezembro

Evento em destaque: Dados do emprego nos Estados Unidos em novembro

Os ‘non-farm payrolls’ são eventualmente o indicador mais importante na economia norte-americana nesta altura. A expectativa para os números de novembro é de um aumento de 500 mil empregos, um aumento que a confirma-se representará, no entanto uma continuação da tendência descendente desde junho.

Ler mais

Relacionadas

Web Summit: Pandemia tem sido “uma oportunidade” para os media tradicionais, sustenta Paddy Cosgrave

“O mundo dos media teve uma década incrivelmente desafiante. Cada vez mais há antigas plataformas de media que estão a começar a prosperar novamente”, disse o presidente executivo da cimeira tecnológica.

Huawei e Web Summit renovam parceria

Este ano, a Web Summit prevê que o evento obtenha uma audiência de 100 mil pessoas e a Huawei terá novamente uma presença destacada como “motor de inovação na era digital”.

Web Summit: CDS quer saber se Governo vai manter pagamento de 11 milhões de euros mesmo sendo online

O CDS-PP questionou hoje o primeiro-ministro se Portugal vai “financiar o evento virtual mais caro de sempre”, mantendo o investimento anual de 11 milhões de euros relativo à organização da Web Summit, que este ano decorre na internet.
Recomendadas

Pais com direito a 66% do salário para ficar em casa a tomar conta de crianças até 12 anos

Os pais que não estejam em teletrabalho vão ter direito a faltas justificadas para ficar a cuidar dos filhos durante os 15 dias em que as escolas vão estar fechadas.

Oficial. Escolas fechadas a partir de amanhã durante 15 dias

Depois de Portugal ter vindo a bater sucessivamente recordes diários de novos casos e mortes, o Governo decidiu encerrar as escolas a partir de sexta-feira, 22 de janeiro.

Governo espera 40 mil candidaturas ao novo concurso do Apoiar.pt

O Executivo abriu hoje um novo concurso, no âmbito do programa Apoiar.pt, destinado a compensar as perdas verificadas no quarto trimestre de 2020, com condições similares às do anterior.
Comentários