Segunda-feira, 15 de fevereiro
Evento em destaque: Eurogrupo reúne com evolução da economia e solvência do sector empresarial na agenda
Os ministros das finanças da zona euro reúnem esta segunda-feira com uma agenda recheada, onde se inclui o acompanhamento da evolução económica nos países da moeda única e um ponto da situação da solvência do sector empresarial, mas também uma reflexão sobre o papel do Euro. Os ministros irão debruçar-se ainda sobre o papel internacional do euro, dando seguimento às orientações da Cimeira do Euro de dezembro de 2020.
Outros eventos em foco:
Terça-feira, 16 de fevereiro
Evento em destaque: Eurostat divulga crescimento do PIB da zona euro no ano passado
O Eurostat publica esta segunda-feira os dados do PIB da zona euro referentes ao último trimestre do ano passado e a totalidade de 2020. Segundo a primeira estimativa, o PIB da zona euro recuou 6,8% em 2020, depois de uma contração de 5,1% no quarto trimestre e o da União Europeia caiu 6,4% e 4,8%. No quarto trimestre de 2020, o crescimento da economia da zona euro recuou 5,1% na variação homóloga e 0,7% em cadeia. Já o PIB União Europeia contraiu 4,8% face ao quarto trimestre de 2019 e 0,5% em comparação com o terceiro de 2020.
Outros eventos em foco:
Quarta-feira, 17 de fevereiro
Evento em destaque: Portugal vai aos mercados para angariar até 1.250 milhões de euros em dívida a curto prazo
O IGCP – Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública regressa na próxima quarta-feira aos mercados para um leilão de dívida a três meses e a 11 meses, com o objetivo de angariar até 1.250 milhões de euros. A instituição presidida por Cristina Casalinho vai colocar duas das linhas de Bilhetes do Tesouro “com maturidades em 21 de maio de 2021 e 21 de janeiro de 2022”, com um montante indicativo global entre mil milhões e 1.250 milhões de euros.
Outros eventos em foco:
Quinta-feira, 18 de fevereiro
Evento em destaque: Endividamento da economia atingiu recorde em 2020
O Banco de Portugal publica esta quinta-feira os dados do endividamento do sector não financeiro até dezembro do ano passado. Em novembro de 2020, o endividamento do sector não financeiro situou-se em 742,8 mil milhões de euros, dos quais 338,7 mil milhões de euros respeitavam ao sector público e 404,1 mil milhões de euros ao sector privado. O incremento do endividamento do sector público refletiu-se, sobretudo, no crescimento do endividamento face às próprias administrações públicas (2,4 mil milhões de euros) e face ao sector financeiro (1,0 mil milhões de euros), tendo estes aumentos sido parcialmente compensados pela redução do endividamento face ao exterior.
Outros eventos em foco:
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com