Topo da agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta semana

Os dados da inflação nos Estados Unidos são o destaque à escala global, numa altura em que a subida das yields soberanas preocupa, os investidores. Deste lado do Atlântico há também vários indicadores económicos, enquanto a nível nacional o foco irá estar na renovação do estado de emergência e na apresentação do Programa de Estabilidade.

Crash de 25% em Wall Street

Segunda-feira, 12 de abril

Evento em destaque: Eurostat divulga dados do comércio a retalho em fevereiro

Uma semana cheia de indicadores económicos na zona euro – que inclui dados sobre produção industrial, inflação e comércio internacional – começa com os dados de retalho de fevereiro. Depois de um tombo mensal de 5,9% em janeiro, devido às medidas de confinamento em vários países, o consenso dos analistas aponta para uma recuperação em cadeia de 1,5%.  Em termos homólogos a estimativa média aponta para uma queda de 5,4%, depois de uma descida de 6,4% no mês anterior.

Outros eventos em foco:

  • Eurostat divulga dados dos preços das importações industriais em fevereiro
  • INE divulga Índices de Volume de Negócios, Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas nos Serviços em fevereiro
  • Inglaterra inicia segunda fase de desconfinamento
  • Assembleia-geral de acionistas da EDP Renováveis

Terça-feira, 13 de abril

Evento em destaque: Estados Unidos: inflação em março

Numa altura em que as expectativas sobre a subida da inflação e das yields soberanas centram as atenções dos investidores, este deverá ser um dos eventos mais escrutinados da semana. O consenso dos analistas consultados pela Bloomberg aponta para uma subida homóloga nos preços no consumidor de 2,4%, de 1,7%. Em cadeia, ou seja face a fevereiro, a expetativa é de uma subida de 0,5%, uma ligeira aceleração face aos 0,4% do mês anterior.

Jerome Powell, presidente da Reserva Federal, já afirmou que é natural que a inflação acelere nos próximos meses devido ao aumento do consumo (com o desconfinamento e a acumulação de poupanças e estímulos nos últimos meses) e ao efeito base face aos números baixos do ano passado, mas acredita que será uma subida transitória e pouco significativa. Em todo caso, qual leitura acima das expectativas poderá alarmar os investidores.

Outros eventos em foco:

  • XIX Sessão de Apresentação sobre a “Situação Epidemiológica da COVID-19 em Portugal”, que contará com apresentações técnicas de epidemiologistas e outros especialistas do Ministério da Saúde, da Direção-Geral da Saúde e de outras instituições públicas
  • Audição de Sérgio Monteiro, consultor do Banco de Portugal para a venda do Novo Banco, na Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar às perdas registadas pelo Novo Banco e imputadas ao Fundo de Resolução
  • INE publica Índice de Preços no Consumidor de março
  • INE divulga Índices de Produção, Emprego, Remunerações na Construção de fevereiro
  • Reino Unido: PIB de fevereiro e média de três meses
  • Índice Zew do clima económico na zona euro em abril
  • OPEP divulga relatório mensal

Quarta-feira, 14 de abril

Evento em destaque: Parlamento debate renovação do Estado de Emergência.

A 14ª renovação do estado de emergência foi aprovada a 25 de março para um período que termina a 15 de abril. É expectável que, com o país ainda na segunda de quatro fases de desconfinamento previstas pelo Governo, seja renovado por mais duas semanas.

A seguir à apresentação da situação epidemiológica na terça-feira no Infarmed, o Presidente da República poderá ouvir os partidos antes de promulgar o decreto antes da aprovação pelo Parlamento. O mais recente decreto presidencial veio a introduzir novidades, nomeadamente a autorização para o Governo adotar controlo de preços e combate à especulação ou ao açambarcamento de produtos como testes ao SARS-Cov-2, portanto não é de excluir que Marcelo Rebelo de Sousa introduza novas alterações ao documento.

  • Assembleia-geral de acionistas da EDP

Outros eventos em foco:

  • INE publica Atividade Turística de fevereiro
  • Banco de Portugal publica nota de informação estatística – estatísticas bancárias internacionais em base consolidada
  • Eurostat divulga produção industrial em fevereiro
  • Banco Central Europeu divulga relatório anual de 2020, com apresentação por Luis Guindos
  • Participação de Christine Lagarde em evento da Reuters
  • Discurso de Jerome Powell
  • Resultados 1º trimestre: JP Morgan, Wells Fargo, Goldman Sachs (EUA)

Quinta-feira, 15 de abril

Evento em destaque: Prazo para o Governo entregar o Programa de Estabilidade

O prazo para apresentação do Programa de Estabilidade vai precisamente até 15 de abril, quinta-feira, tendo o Ministério das Finanças adiantado à Lusa que “o Governo cumprirá o prazo legal estabelecido para a entrega” do documento à Assembleia da República, sem adiantar datas ou horas exatas da apresentação do documento.

Perante a situação económica agravada pela pandemia de covid-19 no primeiro trimestre, o Ministério das Finanças sinalizou, pela primeira vez, em 27 de janeiro, uma possível revisão em baixa do cenário macroeconómico previsto anteriormente, que estimava um crescimento de 5,4% em 2021.

Outros eventos em foco:

  • Audição de Pedro Machado, ex – diretor adjunto do departamento de supervisão macroprudencial do Banco de Portugal, na Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar às perdas registadas pelo Novo Banco e imputadas ao Fundo de Resolução
    EUA: pedidos de novos subsídios de desemprego na semana até 10 de abril
  • EUA: produção industrial em março

Sexta-feira, 16 de abril

Evento em destaque: China: Produto Interno Bruto do primeiro trimestre

A segunda maior economia do mundo terá registado uma expansão homóloga de quase 20% no primeiro trimestre, explicada pelo efeito base do colapso no mesmo período do ano passado, quando a China lutava contra a pandemia. O desempenho nos primeiros três meses de 2021 deverá ajudar a economia a expandir 8,4% no conjunto do ano, segundo a previsão do Fundo Monetário Internacional, atualizada no World Economic Outlook com uma revisão em alta da anterior projeção de 8,1%.

Outros eventos em foco:

  • Reunião do Eurogrupo
  • INE divulga Óbitos por semana – Dados preliminares 2021 – Semanas 12 a 13
  • Banco de Portugal publica nota de informação estatística – estatísticas das empresas da central de balanços
  • Eurostat divulga dados da inflação em março
  • Eurostat divulga dados do comércio internacional de bens em fevereiro
Ler mais

Recomendadas

Meses de Verão vão “mitigar os prejuízos” dos sector das viagens, mas recuperação vai demorar, alertam agências de viagens

Segundo o vice-presidente da ssociação de Sócios Gerentes das Agências de Viagens e Turismo “o Algarve continuará a ser a região de eleição e os turistas britânicos vão ter muito peso no aumento do turismo no país”.

Passageiros nos voos da TAP entre Portugal e o Reino Unido mais que duplicam

Em comunicado a TAP aponta que “a entrada de Portugal na “green list” de destinos de Inglaterra teve um impacto positivo na procura de voos entre o Reino Unido e Portugal.

Venda das barragens da EDP: Movimento exige a Finanças “arquivamento imediato” de inquérito a funcionário da AT

O Movimento Cultural da Terra de Miranda (MCTM) diz “não haver razões” que justifiquem “processo de inquérito” a membro do Movimento, ex-dirigente da AT, devido a nota jurídica sobre o impacto fiscal da venda das barragens da EDP no Rio Douro à Engie. Exige um pedido de desculpas ao MCTM e dá conta que documento foi elaborado  a pedido do Ministro do Ambiente, numa reunião que realizou com este Movimento, em 2 de setembro de 2020.
Comentários