[weglot_switcher]

Topo da agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta semana

Portugal entra nesta segunda-feira na nova fase desconfinamento. Destaque ao longo da semana para a divulgação dos dados de conjuntura económica e do mercado de crédito. Lá fora, as atenções dos analistas e investidores estarão centradas na reunião do BCE.
19 Abril 2021, 07h30

Segunda-feira, 19 de abril

Evento em destaque: Entra em vigor a nova fase de desconfinamento

Portugal vai entrar na segunda-feira no novo estado de emergência e na nova fase de desconfinamento, tendo o Presidente da República já afirmado esperar que este seja o último estado de emergência, a pandemia assim o permita, de forma a que o país entre em maio sem restrições.

O plano de desconfinamento vai avançar conforme previsto, mas Alandroal, Albufeira, Carregal do Sal, Figueira da Foz, Marinha Grande e Peneda não vão avançar já para a terceira fase. Outros quatro concelhos – Moura, Odemira, Portimão e Rio Maior – passam a ter regras mais apertadas, devido à elevada incidência de casos de Covid-19.

Outros eventos em foco:

  • Instituto Nacional de Estatística (INE) publica estatísticas rápidas do transporte aéreo, relativas a fevereiro
  • INE divulga índices de preços na produção industrial, de março
  • INE dá a conhecer as taxas de juro implícitas no crédito à habitação, de março

Terça-feira, 20 de abril

Evento em destaque: INE mede o pulso à atividade económica

O INE publica a síntese económica de conjuntura, de março. Os últimos dados divulgados para janeiro e fevereiro, num contexto de novas medidas restritivas de resposta à pandemia, revelou uma redução expressiva da atividade económica. Em fevereiro, o indicador de confiança dos consumidores diminuiu, após ter aumentado nos dois meses anteriores, de forma menos intensa em janeiro. O indicador de clima económico intensificou em fevereiro a redução observada no mês anterior, recuando para um nível próximo do verificado em julho de 2020.

Outros eventos em foco:

  • Banco de Portugal (BdP) divulga inquérito aos bancos sobre o mercado de crédito
  • Apple apresenta novos produtos
  • Audições no Parlamento de Faria de Oliveira e Catarina Cardoso (APB) e Ana Cristina Tapadinhas, Natália Nunes e Vinay Pranjivan (Deco) sobre as moratórias

Quarta-feira, 21 de abril

Evento em destaque: BdP publica dados da balança de pagamentos

O BdP avança dados da balança de pagamentos relativos a fevereiro. Segundo os dados do regulador bancário, em janeiro, o saldo conjunto das balanças corrente e de capital fixou-se em 17 milhões de euros, o que compara com 114 milhões de euros em igual período de 2020. Os excedentes observados nas balanças de serviços, rendimento secundário e de capital superaram os défices da balança de bens e de rendimento primário.

Quinta-feira, 22 de abril

Evento em destaque: Lagarde não deverá avançar com novidades

Tem lugar esta quinta-feira a reunião do Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE). A reunião deverá ser parca em novidades, depois de na última reunião, o banco central ter anunciado que iria acelerar o ritmo de compra do programa de ativos de emergência.

Outros eventos em foco:

  • BdP divulga dados do endividamento da economia e o financiamento das administrações públicas
  • Eurostat publica dados sobre a dívida e o défice na União Europeia e zona euro

Sexta-feira, 23 de abril

Evento em destaque: INE analise impacto da pandemia

O INE publica o reporte dos indicadores de contexto para a pandemia de Covid-19 em Portugal, com dados até 21 de abril. Os dados podem incluir índice de volume de negócios, atividades de transportes, estimativas mensais de emprego e desemprego, índices de produção, inflação, estatísticas do comércio, entre outros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.