Topo da agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta semana

Portugal entra nesta segunda-feira na nova fase desconfinamento. Destaque ao longo da semana para a divulgação dos dados de conjuntura económica e do mercado de crédito. Lá fora, as atenções dos analistas e investidores estarão centradas na reunião do BCE.

Segunda-feira, 19 de abril

Evento em destaque: Entra em vigor a nova fase de desconfinamento

Portugal vai entrar na segunda-feira no novo estado de emergência e na nova fase de desconfinamento, tendo o Presidente da República já afirmado esperar que este seja o último estado de emergência, a pandemia assim o permita, de forma a que o país entre em maio sem restrições.

O plano de desconfinamento vai avançar conforme previsto, mas Alandroal, Albufeira, Carregal do Sal, Figueira da Foz, Marinha Grande e Peneda não vão avançar já para a terceira fase. Outros quatro concelhos – Moura, Odemira, Portimão e Rio Maior – passam a ter regras mais apertadas, devido à elevada incidência de casos de Covid-19.

Outros eventos em foco:

  • Instituto Nacional de Estatística (INE) publica estatísticas rápidas do transporte aéreo, relativas a fevereiro
  • INE divulga índices de preços na produção industrial, de março
  • INE dá a conhecer as taxas de juro implícitas no crédito à habitação, de março

Terça-feira, 20 de abril

Evento em destaque: INE mede o pulso à atividade económica

O INE publica a síntese económica de conjuntura, de março. Os últimos dados divulgados para janeiro e fevereiro, num contexto de novas medidas restritivas de resposta à pandemia, revelou uma redução expressiva da atividade económica. Em fevereiro, o indicador de confiança dos consumidores diminuiu, após ter aumentado nos dois meses anteriores, de forma menos intensa em janeiro. O indicador de clima económico intensificou em fevereiro a redução observada no mês anterior, recuando para um nível próximo do verificado em julho de 2020.

Outros eventos em foco:

  • Banco de Portugal (BdP) divulga inquérito aos bancos sobre o mercado de crédito
  • Apple apresenta novos produtos
  • Audições no Parlamento de Faria de Oliveira e Catarina Cardoso (APB) e Ana Cristina Tapadinhas, Natália Nunes e Vinay Pranjivan (Deco) sobre as moratórias

Quarta-feira, 21 de abril

Evento em destaque: BdP publica dados da balança de pagamentos

O BdP avança dados da balança de pagamentos relativos a fevereiro. Segundo os dados do regulador bancário, em janeiro, o saldo conjunto das balanças corrente e de capital fixou-se em 17 milhões de euros, o que compara com 114 milhões de euros em igual período de 2020. Os excedentes observados nas balanças de serviços, rendimento secundário e de capital superaram os défices da balança de bens e de rendimento primário.

Quinta-feira, 22 de abril

Evento em destaque: Lagarde não deverá avançar com novidades

Tem lugar esta quinta-feira a reunião do Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE). A reunião deverá ser parca em novidades, depois de na última reunião, o banco central ter anunciado que iria acelerar o ritmo de compra do programa de ativos de emergência.

Outros eventos em foco:

  • BdP divulga dados do endividamento da economia e o financiamento das administrações públicas
  • Eurostat publica dados sobre a dívida e o défice na União Europeia e zona euro

Sexta-feira, 23 de abril

Evento em destaque: INE analise impacto da pandemia

O INE publica o reporte dos indicadores de contexto para a pandemia de Covid-19 em Portugal, com dados até 21 de abril. Os dados podem incluir índice de volume de negócios, atividades de transportes, estimativas mensais de emprego e desemprego, índices de produção, inflação, estatísticas do comércio, entre outros.

Ler mais

Recomendadas

Fundo de Garantia Europeu acelera acesso ao financiamento

O FGE aprovou cerca de metade do financiamento previsto para 2021 destinado às PME, às empresas de média capitalização e ao setor público. Tem um montante de mais de 24 mil milhões de euros.

Presidente de Angola aprova acordo de financiamento no valor de 582 milhões de euros

João Lourenço refere que o acordo foi aprovado ao abrigo do Projeto de Estabilização Macroeconómica e Financiamento da Política de Desenvolvimento Inclusivo e Diversificação Económica de Angola.

Emprego nos EUA deverá manter trajetória de recuperação em abril, esperam analistas

O animador relatório de criação de emprego nos EUA em março deverá agora ver uma continuação da trajetória positiva, numa altura em que a pandemia vai ficando progressivamente mais controlada naquele que foi um dos países mais afetados economicamente pela Covid-19 em 2020.
Comentários