[weglot_switcher]

Topo da agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta semana

Início da semana ficará marcado pela apresentação da análise da OCDE à economia portuguesa. Nos mercados, destaque para a apresentação dos resultados dos CTT- Correios de Portugal e do BCP.
17 Fevereiro 2019, 18h30

OCDE publica análise sobre economia portuguesa

Esta segunda-feira, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE) divulga o relatório económico de 2019 sobre Portugal. O Ministro Adjunto e das Economia, Pedro Siza Vieira, e o Secretário de Estado Adjunto e das Finanças, Ricardo Mourinho Félix, estarão presentes no lançamento, que será realizado pelo Secretário-Geral da instituição, Angel Gurría, no Ministério da Economia, em Lisboa. A OCDE é atualmente a instituição internacional mais otimista sobre o crescimento económico de Portugal este ano, estimando uma expansão de 2,1%.

Portugal vai ao mercado para emitir dívida de curto prazo

Esta quarta-feira, a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP vai realizar pelas 10h30 dois leilões das linhas de BT (Bilhetes do Tesouro) com maturidades em 17 de maio de 2019 e 17 de janeiro de 2020 e um montante indicativo global entre 1.000 milhões e 1.250 milhões de euros. No passado dia 16 de janeiro, o Tesouro realizou dois leilões das linhas de bilhetes do Tesouro (BT) com maturidade em cerca de seis meses e um ano, tendo conseguido um encaixe de 1,75 mil milhões de euros, o que correspondeu ao limite máximo do intervalo que tinha sido pré-definido.

Divulgação das minutas dos bancos centrais

A Reserva Federal norte-americana (Fed) publica esta quarta-feira as minutas da reunião de 30 de janeiros, com os investidores especialmente atentos aos sinais sobre o rumo da política monetária. O banco central manteve a taxa de juros de referência (federal funds rate) inalterada, em janeiro. No entanto, a instituição liderada por Jerome Powell alterou a posição em relação ao percurso dos aumentos das taxas de juro dizendo que irá ser paciente, tendo em conta os desenvolvimentos económicos e financeiros, quando anteriormente apontava para aumentos graduais.

Resultados dos CTT e do BCP

Esta semana duas das principais cotadas do PSI20 apresentam os resultados de 2018. Quarta-feira serão divulgados os resultados dos CTT – Correios de Portugal. Nos primeiros nove meses do ano passado, os resultados líquidos consolidados dos CTT caíram 49,3%, face a igual período de 2017, para 9,9 milhões de euros, com a quebra dos serviços financeiros a sobrepor-se ao desempenho positivo dos correios e encomendas. A evolução, no entanto, representa uma abrandamento do ritmo de quebra face ao primeiro semestre do ano, quando o lucro da empresa caiu 64,8% , face ao período homólogo, para 6,3 milhões de euros. Já na quinta-feira é a vez do BCP. Durante os primeiros nove meses, o banco liderado por Miguel Maya registou um lucro de 257,5 milhões, o que traduz um aumento de 93,1% em termos homólogos. O resultado da atividade em Portugal contribuiu em cerca de 45% do total do lucro (114,9 milhões) e cresceu  142% em termos homólogos, tendo a atividade internacional acompanhado este registo com uma subida de 7,2% e ascendeu aos 140,8 milhões de euros.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.