[weglot_switcher]

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta semana

Depois do susto do fim-de-semana na Rússia, a atualidade será marcada pela inflação: sexta-feira traz dados da pressão nos preços em Portugal e na zona euro no mês que agora fecha e os maiores nomes da política monetária reúnem-se entre segunda e quarta-feira em Sintra.
26 Junho 2023, 07h30

Segunda-feira, 26 de junho

Evento em destaque: Mercados acordam de susto na Rússia

O fim-de-semana foi intenso, com o mundo a temer uma guerra civil na autocracia de Vladimir Putin, levando o rublo a fechar a semana passada já em queda. Com uma economia cada vez mais pressionada pela guerra e pelas sanções, resta ver como irá o mercado avaliar este novo foco de instabilidade, com uma situação política interna altamente incerta. A rebelião das Wagner parece contida, mas novos focos de tensão não devem ser excluídos e uma dissolução desordenada do maior país do mundo seria um risco negativo claro ao crescimento global este ano.

Outros eventos em foco:

  • INE: Inquérito à Avaliação Bancária na Habitação de maio
  • Índice de confiança Ifo para Alemanha e zona euro
  • Lagarde discursa na abertura do Fórum do BCE

Terça-feira, 27 de junho

Evento em destaque: Lagarde discursa em Sintra

O Fórum anual do Banco Central Europeu volta a reunir em Sintra as maiores figuras da política monetária da zona euro, além de analistas e investigadores da academia. Sob o tema da estabilização macroeconómica num ambiente de inflação volátil, as conversas focar-se-ão, obviamente, na pressão sentidas nos preços no último ano, que tem levado a subidas expressivas dos juros em ambos os lados do Atlântico. A conferência arranca segunda-feira com o discurso de Christine Lagarde, sendo que estão agendadas participações de Luis de Guindos, Fabio Panetta ou Philip Lane, do BCE, Jerome Powell, da Fed, e Andrew Bailey, do Banco de Inglaterra.

Outros eventos em foco:

  • Canadá: Inflação em maio

Quarta-feira, 28 de junho

Evento em destaque: BdP divulga dados do crédito ao sector privado

Portugal é um dos países mais expostos à subida dos juros na zona euro, pela elevada preponderância de taxas variáveis no crédito à habitação, e essa fragilidade tem vindo a ser apontada por várias instituições internacionais na avaliação das perspetivas macro para este ano. O BdP divulga dados sobre o crédito ao sector privado na mesma semana em que o INE publica estatísticas da avaliação bancária da habitação, duas publicações que permitirão medir o pulso à economia nacional durante o maior aperto monetário da história do euro.

Outros eventos em foco:

  • Itália: Inflação em maio

Quinta-feira, 29 de junho

Evento em destaque: Comissão publica Indicadores de Sentimento Económico de maio

A economia da zona euro está já em recessão técnica, de acordo com vários indicadores da atividade e à boleia da contração na Alemanha, o motor europeu. Importa, portanto, compreender o sentimento das famílias e empresas numa altura em que o BCE continua a sinalizar que mais subidas serão apropriadas.

Outros eventos em foco:

  • INE: Estimativas Mensais de Emprego e Desemprego em maio
  • INE: Índices de Volume de Negócios, Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas no Comércio a Retalho em maio
  • INE: Inquérito de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores em junho
  • JE e a Wiimer promovem a conferência “Generative AI: do ChatGPT ao dia-a-dia das organizações”

Sexta-feira, 30 de junho

Evento em destaque: Estimativa rápida da inflação em Portugal e na zona euro

A inflação tem dominado a atualidade macro e esta semana traz nova leva de estimativas rápidas na Europa, incluindo Portugal e o bloco da moeda única. Ambas as economias estão numa trajetória sustentada de descida do indicador, embora a inflação subjacente continue a preocupar em ambos os casos, sinalizando uma pressão nos preços mais persistente e, portanto, mais trabalho para o BCE.

Outros eventos em foco:

  • INE: Atividade Turística – Estimativa Rápida de maio
  • Eurostat: Taxa de Desemprego em maio
  • Reino Unido: PIB e contas nacionais no 1º trimestre
  • Alemanha: Vendas a retalho em maio
  • França: Inflação em junho
  • EUA: Índice de gastos pessoais de consumo de maio
  • China: PMI de junho
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.