[weglot_switcher]

Topo da agenda: o que vai marcar a atualidade esta quarta-feira

A possibilidade de uma recuperação económica mais acelerada, com reflexo na inflação, está a levar os investidores a recearem que a Fed aumente as taxas de juro a um ritmo mais rápido que o esperado.
Chairman da Reserva Federal dos EUA, Jerome H. Powell (AFP)
17 Março 2021, 07h00

Esta quarta-feira, dia 17 de março, o evento (ou a dúvida) em destaque é: Irá Powell conseguir tranquilizar os mercados?

Termina na quarta-feira a reunião de dois dias do Federal Open Market Committee (FOMC). Depois da reunião do Banco Central Europeu (BCE) na semana passada, as atenções dos investidores e analistas estão agora centradas na Reserva Federal (Fed) norte-americana, numa altura de subida dos títulos do Tesouro a 10 anos.

A possibilidade de uma recuperação económica mais acelerada, com reflexo na inflação, está a levar os investidores a recearem que a Fed aumente as taxas de juro a um ritmo mais rápido que o esperado. “A Fed provavelmente irá tolerar yields mais altas se os fundamentos continuarem a melhorar e as condições financeiras continuaram acomodatícias”, antecipam os analistas da Société Générale, numa nota de research.

Por cá, há debate parlamentar com primeiro-ministro, António Costa, e audição da ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho.

Outros eventos em foco

  • Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, é ouvido na Comissão de Orçamento e Finanças
  • IGCP realiza dois leilões das linhas de Bilhetes do Tesouro com maturidades em 17 de setembro de 2021 e 18 de março de 2022
  • INE divulga síntese económica da conjuntura, de fevereiro, e as estatísticas rápidas do transporte aéreo, de janeiro
  • Banco de Portugal publica balança de pagamentos.
  • Eurostat divulga inflação da União Europeia, de fevereiro
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.