[weglot_switcher]

Topo da agenda: o que vai marcar a atualidade esta quinta-feira

Ao apresentar oficialmente a sua candidatura à Presidência da República, Ana Gomes junta-se a Marisa Matias, do Bloco de Esquerda, e a André Ventura, do Chega. 
  • Ana Gomes
10 Setembro 2020, 08h00

Esta quinta-feira, 10 de setembro, Ana Gomes, ex-eurodeputada, vai apresentar a sua candidatura à Presidência da República para as eleições de janeiro do próximo ano. A apresentação oficial da sua candidatura irá acontecer na Casa da Imprensa, em Lisboa, pelas 16 horas.

Ao apresentar oficialmente a sua candidatura ao Palácio de Belém, Ana Gomes junta-se a Marisa Matias, do Bloco de Esquerda, e a André Ventura, do Chega.

Além da reunião do Conselho de Ministros em Lisboa, vai também ter lugar a reunião do Conselho de Governadores do Banco Central Europeu, com o comunicado às 12h45 e a conferência de imprensa de Christine Lagarde às 13h30. Os analistas são consensuais – a reunião não deverá trazer novidades em termos de medidas – mas o BCE deverá sinalizar que está pronto a apoiar a zona euro e que tem margem de manobra para intervir novamente caso seja necessário. As palavras de Lagarde sobre a inflação baixa, o euro forte e as perspectivas da recuperação económico, irão centrar as atenções.

A Assembleia da República vai voltar a ter uma comissão para averiguar a atuação do Estado na atribuição dos apoios na sequência dos incêndios de 2017, desta vez com o ex-presidente da Junta de Freguesia de Graça, em Pedrógão Grande, Joaquim Coelho Baeta Graça. Também irá acontecer uma comissão parlamentar com a subcomissão para a Igualdade e Não Discriminação para discutir o impacto da Covid-19 nas desigualdades sociais, bem como um parecer sobre renúncia e assunção de mandato de deputado e uma comissão da Cultura para as audições de associações deficientes e da CCPJ sobre a Lei Netflix.

Outros eventos em foco:

  • Índice dos Preços do Consumidor do mês de agosto – INE (11 horas)
  • Índice Volume Negócios, Emprego, remunerações e Horas Trabalhadas Indústria do mês de julho – INE (11 horas)
  • Índice Produção, Emprego, remunerações e Horas Trabalhadas Construção e Obras Públicas do mês de julho – INE – 11 horas
  • Inflação IHPC Portugal do mês de agosto – Banco de Portugal
  • Fundos de Investimento do mês de julho – Banco de Portugal
  • Pedido de subsídios de desemprego dos Estados Unidos durante a última semana (13h30)
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.