Topo da agenda: o que vai marcar a atualidade esta quinta-feira

João Ferreira apresenta a candidatura ao Palácio de Belém pelo PCP e junta-se a Ana Gomes, Marisa Matias, do Bloco de Esquerda, e a André Ventura, do Chega.

Esta quinta-feira, 17 de setembro, João Ferreira, eurodeputado do Partido Comunista Português (PCP), é apresentado oficialmente como candidato às eleições presidenciais. A apresentação irá acontecer às 18 horas.

“Sobre as eleições presidenciais de 2021, o PCP concretiza agora as suas grandes linhas e objetivos e anuncia agora a candidatura de João Ferreira, membro do comité central, reafirmando que esta será uma candidatura para dar voz ao projeto e valores de Abril, à defesa dos direitos dos trabalhadores e do povo e à afirmação da igualdade e justiça sociais, de soberania e independência nacionais”, anunciou o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, no passado sábado, 12 de setembro.

Ao apresentar a sua candidatura ao Palácio de Belém, como candidato do PCP, João Ferreira junta-se a Ana Gomes, Marisa Matias, do Bloco de Esquerda, e a André Ventura, do Chega.

De acordo com uma sondagem realizada pelo “Jornal de Negócios”, Ana Gomes conta com 14% das intenções de voto para a Presidência da República, revelando uma subida apesar da sondagem ter sido realizada antes da apresentação da candidatura, na semana passada. André Ventura conta com 9,4%, recuando, Marcelo Rebelo de Sousa lidera a sondagem com 60,3%, enquanto Marisa Matias soma 6,2%.

Esta quinta-feira vai ainda acontecer a reunião do Conselho de Ministros, em Lisboa, pelas 13 horas. A CIP vai também apresentar propostas para o próximo Orçamento do Estado para 2021, com a apresentação a começar pelas 16 horas.

Outros eventos em foco:

  • Inflação – Eurostat (10 horas)
  • Produção na construção – Eurostat (10 horas)
  • Índice dos Preços da Produção Industrial – Instituto Nacional de Estatística (11 horas)
  • Síntese Económica de Conjuntura – Instituto Nacional de Estatística (11 horas)
  • Balança Corrente e de Capital (resultados do segundo trimestre de 2020) – Banco de Portugal (11 horas)
  • Posição de investimento internacional (resultados do segundo trimestre de 2020) – Banco de Portugal (11 horas)
  • Balança de pagamentos – Banco de Portugal (11 horas)
  • Perspetivas Económicas e Orçamentais 2020-2024 – Conselho das Finanças Públicas (12 horas)
  • Pedido de subsídios de desemprego dos Estados Unidos durante a última semana (13h30)
Ler mais

Recomendadas

Fisco vai anular multas de 75 euros a trabalhadores independentes que esperam apoio extraordinário

A denúncia partiu hoje da Precários Inflexíveis, dando conta que muitos destes trabalhadores relataram à associação não conseguir submeter o pedido para o apoio relativo a julho, devido ao prazo curto para submeter o requerimento (uma semana, sem aviso prévio) e o tempo que leva a ser confirmada a reabertura de atividade.

Programa Valorizar apoia 24 projetos no Ribatejo e Alentejo em 7 milhões de euros

O apoio abrange projetos nas áreas do autocaravanismo, turismo literário, praias fluviais, estações náuticas, enoturismo e recursos endógenos.

Receita de IRC passa para níveis de 2014. São menos 1,5 mil milhões em 2020

“Andámos seis anos para trás em termos de receita do IRC”, diz Renato Carreira, Tax Partner da Deloitte. Fiscalista recorda que rombo na receita fiscal é em grande parte explicado pelo adiamento dos pagamentos por conta que só serão feitos pelas empresas se no final do ano tiverem lucros que os justifiquem. E a previsão é mais empresas com mais prejuízos, logo menos impostos a entrarem nos cofres do Estado.
Comentários