[weglot_switcher]

Topo da agenda: o que vai marcar a atualidade esta terça-feira

Os dados da inflação nos EUA vão centrar as atenções a nível global. Por cá, a reunião no Infarmed e a audição de Sérgio Monteiro na CPI às perdas registadas pelo Novo Banco e imputadas ao Fundo de Resolução deverão estar em destaque.
  • Cristina Bernardo
13 Abril 2021, 07h40

Numa altura em que as expectativas sobre a subida da inflação e das yields soberanas centram as atenções dos investidores, este deverá ser um dos eventos mais escrutinados da semana. O consenso dos analistas consultados pela Bloomberg aponta para uma subida homóloga nos preços no consumidor de 2,4%, de 1,7%. Em cadeia, ou seja face a fevereiro, a expetativa é de uma subida de 0,5%, uma ligeira aceleração face aos 0,4% do mês anterior.

Jerome Powell, presidente da Reserva Federal, já afirmou que é natural que a inflação acelere nos próximos meses devido ao aumento do consumo (com o desconfinamento e a acumulação de poupanças e estímulos nos últimos meses) e ao efeito base face aos números baixos do ano passado, mas acredita que será uma subida transitória e pouco significativa. Em todo caso, qual leitura acima das expectativas poderá alarmar os investidores.

Outros eventos em foco:

  • XIX Sessão de Apresentação sobre a “Situação Epidemiológica da COVID-19 em Portugal”, que contará com apresentações técnicas de epidemiologistas e outros especialistas do Ministério da Saúde, da Direção-Geral da Saúde e de outras instituições públicas
  • Audição de Sérgio Monteiro, consultor do Banco de Portugal para a venda do Novo Banco, na Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar às perdas registadas pelo Novo Banco e imputadas ao Fundo de Resolução
  • INE publica Índice de Preços no Consumidor de março
  • INE divulga Índices de Produção, Emprego, Remunerações na Construção de fevereiro
  • Reino Unido: PIB de fevereiro e média de três meses
  • Índice Zew do clima económico na zona euro em abril
  • OPEP divulga relatório mensal
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.