[weglot_switcher]

Topo da agenda: tudo o que não pode perder na economia e nos mercados esta semana

Arranca esta segunda-feira em Lisboa Web Summit, considerada um dos maiores eventos de tecnologia do mundo. Lá fora, destaque para o primeiro discurso de Christine Lagarde como presidente do Banco Central Europeu e para a reunião do Banco de Inglaterra.
4 Novembro 2019, 07h46

Web Summit: o maior evento de tecnologia do Mundo regressa a Lisboa

Lisboa torna-se mais uma vez a meca da tecnologia ao ser palco da Web Summit. A cimeira vai reunir entre segunda e quinta-feira mais de 70 mil participantes, 2.150 startups e 239 parceiros, com dezenas de painéis e uma abertura que ficará a cargo de Edward Snowden. Fundada em 2010 por Paddy Cosgrave, Daire Hickey e David Kelly, a Web Summit é considerada um dos maiores eventos de tecnologia, inovação e empreendedorismo do mundo, tendo como objetivo fazer o match perfeito entre investidores e empresas.

O primeiro discurso de Lagarde como presidente do BCE

Christine Lagarde assumiu a presidência do Banco Central Europeu (BCE) na sexta-feira, dia 1 de novembro, e todas as atenções estarão centradas naquele que será o seu primeiro discurso esta segunda-feira. A sucessora de Mario Draghi irá discursar em Berlim, pelas 19h30 (horas locais). Lagarde, que elogiou a ação do italiano à frente do banco central, herda não apenas um novo pacote de estímulos, mas também um conselho de governadores dividido.

Dados económicos nos EUA dão pistas sobre efeitos da guerra comercial

Na terça-feira, são conhecidos os dados sobre a balança comercial norte-americana, relativos a setembro, que permitem inferir o efeito da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China. Segundo o Financial Times, o défice comercial deverá cair de 52,5 mil milhões de dólares, que comprara com os 54,9 registados em agosto.

Bruxelas divulga as projeções económicas de outono

A Comissão Europeia divulga esta quinta-feira as projeções económicas de outono, que incluem o PIB, o défice orçamental e a dívida pública. Nas previsões de verão, Bruxelas manteve a estimativa de crescimento para Portugal de 1,7% para este ano, alertando, no entanto, que os riscos para a previsão permanecem no negativo, refletindo “o aumento recente da volatilidade da produção industrial e da balança comercial do país”.

Banco de Inglaterra deverá manter taxa de juro directora inalterada

O Banco central de Inglaterra (BoE) reúne esta quinta-feira, devendo manter a taxa de juro fixada em 0,75%, com a incerteza em torno do Brexit e as eleições antecipadas agendas para dezembro a marcarem a agenda. As atenções dos analistas estão também centradas em que poderá suceder a Mark Carney na presidência do BoE, que deverá abandonar o posto a 31 de janeiro – data também agendada para a saída do Reino Unido da União Europeia. No entanto, o governo britânico já sinalizou que não irá nomear o sucessor de Carney antes das eleições, marcadas para 12 de dezembro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.