[weglot_switcher]

Topo da agenda: tudo o que não pode perder na economia e nos mercados esta semana

A semana que hoje começa está repleta de acontecimentos para a acompanhar. Por cá, o destaque vai para o início da discussão parlamentar do Orçamento do Estado para 2021, na sexta-feira. A nível internacional, destaque para mais uma reunião do Conselho Europeu sobre a a resposta europeia contra a Covid-19 e para a Cúpula de Líderes do G20, dois eventos que se realizam ‘online’.
  • Cristina Bernardo
16 Novembro 2020, 07h30

Segunda-feira, 16 de novembro

Evento em destaque: Cimeira dos Pioneiros da Mudança no Fórum Económico Mundial

Mais de dois mil governantes, empresários e membros da sociedade de 90 países vão participar na Cimeira dos Pioneiros da Mudança (The Pioneers of Change Summit), uma iniciativa do Fórum Económico Mundial.

Entre os dias 16 e 20 de novembro, vão ser abordados diversos temas, desde a produção sustentável aos modelos de negócio na era do digital, passando pela inovação nas cidades, a quarta revolução industrial e os sistemas de saúde.

Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE), discursa na sessão de abertura do evento.

Outros eventos em foco:

  • INE divulga estatísticas da atividade turística relativa a setembro.

Terça-feira, 17 de novembro

Evento em destaque: Participação de Christine Lagarde, presidente do BCE, na sessão de perguntas de respostas da Bloomberg New Economy Forum.

Outros eventos em foco:

  • Vendas do retalho em outubro, nos Estados Unidos;
  • Produção industrial nos Estados Unidos, relativa a outubro;
  • Discurso do Governador do Banco de Inglaterra, Andrew Bailey.

Quarta-feira, 18 de novembro

Evento em destaque: Inflação na zona euro registada em outubro

O Eurostat divulga a leitura final da taxa de inflação registada em outubro na zona euro. Em termos homólogos, o mercado antecipa que os preços do consumidor tenham caído 0,3%, segundo a estimativa rápida já publicada.

Outros eventos em foco:

  • Presidente do Conselho de Supervisão do BCE, Andrea Enria, discursa na 7ª edição da Conferência sobre a União Bancária 2020 (online);
  • Reunião do Conselho de Governadores do BCE (política monetária não está em agenda);
  • Publicadas emissões de novas matrículas de viaturas na zona euro em outubro;
  • Banco de Portugal divulga balança de pagamentos relativa ao terceiro trimestre.

Quinta-feira, 19 de novembro

Evento em destaque: Conselho Europeu discute resposta contra a pandemia da União Europeia

Os Chefes de Estado e de Governo europeus voltam a reunir esta quinta-feira, por meios telemáticos, para discutir a resposta integrada da UE contra a Covid-19.

Em outubro, o Conselho discutiu a necessidade de reforçar o esforço coletivo para combater o novo coronavírus, tendo centrado a discussão em torno das políticas de testagem e rastreio da doença.

Foi também discutida a vacina contra a Covid-19, tendo adoptado níveis de cooperação, nomeadamente sobre uma distribuição justa e os critérios para definir os grupos prioritários.

Outros eventos em foco:

  • Divulgados número de pedidos de subsídio de desemprego na última semana, nos Estados Unidos;
  • Banco de Portugal divulga financiamento das administrações e endividamento do setor não financeiro.

Sexta-feira, 20 de novembro

Evento em destaque: Início da discussão da proposta de Orçamento do Estado para 2021

Arranca esta sexta-feira, às dez da manhã, em plenário, a recta final da discussão parlamentar sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2021 (OE 2021), que marca o início da discussão na especialidade e que se estende até quarta-feira, dia 25 de novembro.

O debate na generalidade sobre o OE 2021 cavou separações políticas entre o Bloco de Esquerda e o Governo, que formaram a ‘geringonça’ — com o PCP —, entre 2015 e 2019. O Bloco entregou entretanto 12 propostas para a fase de especialidade do OE2021, que segundo os bloquistas, são condição essencial para viabilizar a proposta final, tendo sido o partido que menos propostas apresentou, num total de 1.508.

A votação final global está marcada para quinta-feira, 26 de novembro.

Outros eventos em foco:

  • Discurso de Christine Lagarde, presidente do BCE, na 30ª edição do Frankfurt European Banking Congress;
  • Estimativa rápida do índice de confiança do consumidor da zona euro;
  • Discussão na especialidade do OE 2021 na Comissão de Orçamento e Finanças, às 15h00.

Sábado, 21 de novembro

Evento em destaque: Cúpula de líderes do G20 2020

A presidência de 2020 do Grupo das maiores economias do mundo, conhecido por G20, assegurada pela Arábia Saudita, foi impactada pela pandemia de Covid-19. Por isso, a Cúpula de Líderes do G20, que se realiza entre os dias 21 e 22 de novembro, vai realizar-se pela internet.

A Cúpula dos Líderes do G20 é um encontro de líderes mundiais para discutir temas relacionados com a cooperação económica internacional.

Integram o G20 a Argentina, a Austrália, o Brasil, o Canadá, a China, a França, a Alemanha, a Índia, a Itália, o Japão, o México, a Coreia do Sul, a Arábia Saudita, a África do Sul, a Turquia, o Reino Unido, os Estados Unidos da América e a União Europeia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.