Os lucros da Toyota Caetano desceram 25,2% na primeira metade do ano, face ao mesmo período de 2024, para 10,3 milhões de euros.
No documento hoje divulgado (26 de setembro) na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Toyota Caetano refere que atingiu um volume de negócios consolidado de 348,4 milhões de euros, mais 5,5% que no período homólogo.
“Este desempenho positivo foi impulsionado pela evolução favorável do mercado automóvel em Portugal, beneficiando diretamente as empresas do grupo, que alcançaram volumes de vendas excecionais”, refere o documento.
Já o resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) foi de 31,2 milhões de euros, uma quebra de 29,0% em termos homólogos.
O grupo assinalou que o exercício do ano passado contava com a conclusão do Projeto APM, “que consistiu na produção e comercialização de 260 unidades do veículo APM destinadas aos Jogos Olímpicos em Paris”, uma operação extraordinária e que teve “um impacto significativo” nesses resultados.
Constituída em 1946 e com sede em Vila Nova de Gaia, a Toyota Caetano pertence ao Grupo Salvador Caetano Auto.
A divisão fabril de Ovar, responsável pela fabricação e montagem de Land Cruiser LC70 para exportação para o mercado da África do Sul, produziu 1.597 unidades no primeiro semestre, mais 82,1% que no período homólogo.
O grupo assinalou que este crescimento está “maioritariamente relacionado com a recuperação de unidades que ficaram pendentes em 2024”, tendo havido uma quebra de encomendas pela fraca procura no mercado de destino.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com