TraceCovid foi atualizada e recuperados vão aumentar, diz ministra da Saúde

Atualização do programa “faz com que no TraceCovid existam à data um conjunto de doentes que tem registo de curado e que não estão traduzidos no relatório de informação”.

Miguel A. Lopes/Lusa

Na conferência de imprensa sobre a atualização dos números diários, a ministra da Saúde, Marta Temido, admite que houve um erros na contagem das mortes por faixa etários, uma vez que houve casos em que se tinha determinado a Covid-19 como causa de morte mas os óbitos deveram-se a outras circunstâncias.

Ainda assim, Marta Temido afirmou que a taxa de letalidade em cidadãos acima dos 70 anos alcançou os 16,4% dos casos detetados em Portugal.

A ministra da Saúde abordou ainda que apesar dos 7.705 casos recuperados anunciados refletirem a realidade de hoje, a partir de amanhã vai verificar-se uma alteração da forma como estes casos são calculados. Desta forma, Marta Temido afirmou que se deverá esperar um grande aumento do número de recuperados no relatório divulgado amanhã.

“O TraceCovid foi concebido para apoiar as equipas de saúde no controlo dos doentes, e foi um programa concebido apenas para para acompanhar os doentes, mas foi atualizado e passou a incorporar um campo de registo para os clínicos que tem também o rótulo de doente recuperado, que não existia antes”, esclareceu a ministra ao explicar a nova mudança na contagem oficial.

Assim, esta atualização “faz com que no TraceCovid existam à data um conjunto de doentes que tem registo de curado e que não estão traduzidos no relatório de informação”.

“Desses utentes que têm registo de recuperados no TraceCovid, 9.652 têm pelo menos um teste negativo e amanhã serão incluídos no relatório de situação como recuperados”, garantiu a responsável pela pasta da Saúde.

“Para garantir que nenhum destes utentes era um caso já extraído e prevenir eventuais duplicações, fez-se um cruzamento do número de utente, para garantir que a informação é fiável”, adiantou Marta Temido na conferência de imprensa diária.

Ler mais
Relacionadas

Covid-19. Portugal com 1.302 mortes e 30.471 casos confirmados

Os dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS) indicam a existência de 30.471 casos confirmados e 1.302 mortes. O número de casos recuperados em Portugal aumentou para 7.705.

Infografia | Covid-19: ponto de situação em Portugal a 23 de maio

Veja aqui a evolução do novo coronavírus em Portugal, com os indicadores disponibilizados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
Recomendadas

Plano de António Costa Silva visa portos, energia, digital e saúde

“Esta crise mostrou que o papel do Estado tem que ser mais valorizado, mais Estado na economia, o Estado é o último protetor contra todo o tipo de ameaças”, afirmou o gestor independente, que diz ser “favorável aos mercados”, convidado pelo primeiro-ministro para elaborar um plano de recuperação económica para o pós-pandemia Covid-19.

Luxair retoma voos para Faro com clientes luxemburgueses para hotéis do Grupo NAU

Cerca de 70 turistas do Luxemburgo ficaram alojados no o São Rafael Atlântico e o Salgados Dunas Suites, reabriram hoje, dia 31 de maio, as suas portas, e vão permanecer entre sete e 14 noites.

PremiumDominic Cummings: Um conselheiro de quem Boris Johnson recusa qualquer distanciamento

O estratego do Brexit nem sequer necessitou de ser eleito para ser o aliado de eleição do primeiro-ministro britânico. Ao ponto de ser mantido em funções após ser revelado que violou, sem sombra de arrependimento, as regras de confinamento durante a pandemia de Covid-19.
Comentários