[weglot_switcher]

TraceCovid foi atualizada e recuperados vão aumentar, diz ministra da Saúde

Atualização do programa “faz com que no TraceCovid existam à data um conjunto de doentes que tem registo de curado e que não estão traduzidos no relatório de informação”.
  • Miguel A. Lopes/Lusa
23 Maio 2020, 15h10

Na conferência de imprensa sobre a atualização dos números diários, a ministra da Saúde, Marta Temido, admite que houve um erros na contagem das mortes por faixa etários, uma vez que houve casos em que se tinha determinado a Covid-19 como causa de morte mas os óbitos deveram-se a outras circunstâncias.

Ainda assim, Marta Temido afirmou que a taxa de letalidade em cidadãos acima dos 70 anos alcançou os 16,4% dos casos detetados em Portugal.

A ministra da Saúde abordou ainda que apesar dos 7.705 casos recuperados anunciados refletirem a realidade de hoje, a partir de amanhã vai verificar-se uma alteração da forma como estes casos são calculados. Desta forma, Marta Temido afirmou que se deverá esperar um grande aumento do número de recuperados no relatório divulgado amanhã.

“O TraceCovid foi concebido para apoiar as equipas de saúde no controlo dos doentes, e foi um programa concebido apenas para para acompanhar os doentes, mas foi atualizado e passou a incorporar um campo de registo para os clínicos que tem também o rótulo de doente recuperado, que não existia antes”, esclareceu a ministra ao explicar a nova mudança na contagem oficial.

Assim, esta atualização “faz com que no TraceCovid existam à data um conjunto de doentes que tem registo de curado e que não estão traduzidos no relatório de informação”.

“Desses utentes que têm registo de recuperados no TraceCovid, 9.652 têm pelo menos um teste negativo e amanhã serão incluídos no relatório de situação como recuperados”, garantiu a responsável pela pasta da Saúde.

“Para garantir que nenhum destes utentes era um caso já extraído e prevenir eventuais duplicações, fez-se um cruzamento do número de utente, para garantir que a informação é fiável”, adiantou Marta Temido na conferência de imprensa diária.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.