[weglot_switcher]

Trade Republic forma parceria com o MoneyLab para literacia financeira

A colaboração inclui a criação de conteúdos educativos com uma ampla componente digital, ativações nas redes sociais, newsletters e artigos na plataforma MoneyLab. Adicionalmente, a Trade Republic será co-parceira do MoneyLab Summit.
7 Maio 2025, 15h44

A Trade Republic – a maior plataforma de poupança da Europa – estabeleceu uma parceria estratégica com o MoneyLab, instituição especializada em educação financeira em Portugal, com o objetivo de melhorar os níveis de literacia financeira no país.

A colaboração inclui a criação de conteúdos educativos com uma ampla componente digital, ativações nas redes sociais, newsletters e artigos na plataforma MoneyLab. Adicionalmente, a Trade Republic será co-parceira do MoneyLab Summit.

“Através deste compromisso, a Trade Republic pretende partilhar conhecimento e promover hábitos saudáveis de poupança e investimento, permitindo aos portugueses melhorar a sua literacia financeira e potenciar a criação de riqueza ao longo do tempo”, revela a Trade Republic.

Os conteúdos desenvolvidos irão abordar temas como liberdade e psicologia financeira, investimento de longo prazo, o poder da capitalização de juros, o impacto negativo da inflação e das comissões elevadas, bem como análises aprofundadas sobre classes de ativos como ações e ETFs, planos e fundos de poupança para a reforma, obrigações, entre outros.

Com milhões de clientes em 17 países europeus e mais de 100 mil milhões de euros em ativos sob gestão, a Trade Republic tornou-se a principal aplicação para os europeus gerirem o seu património.

A Trade Republic é um banco com licença bancária completa e é supervisionado pela Autoridade Federal de Supervisão Financeira (BaFin) e pelo Deutsche Bundesbank.

A maior corretora e principal plataforma de poupança da Europa recebeu capital de crescimento dos principais investidores globais como Accel, Peter Thiel’s Founders Fund, Ontario Teachers’ Pension Plan, Sequoia, Creandum e TCV. A empresa sediada em Berlim foi fundada em 2015 por Christian Hecker, Thomas Pischke e Marco Cancellieri.

A empresa alemã oferece planos de poupança, negociação fraccionada de ações, ETFs, obrigações, bem como derivados e criptomoedas. Para além disso, os clientes beneficiam do cartão Trade Republic com 1% de saveback nos pagamentos com cartão e oferta de juros do Banco Central Europeu (BCE) a todos os clientes.

A Trade Republic está no MoneyLab Summit: 24 de maio, MEO Arena, evento de literacia financeira que irá reunir especialistas nacionais e internacionais de renome nas mais diversas áreas, incluindo Antón Díez Tubet, country manager da Trade Republic para Portugal e Espanha, que irá marcar presença na conferência enquanto keynote speaker.

Bárbara Barroso, fundadora e CEO do MoneyLab, acredita “profundamente no poder da literacia financeira para transformar vidas. Perceber que a Trade Republic partilha dessa mesma visão foi determinante para avançarmos com esta colaboração.”

Apesar do aumento na procura por soluções de poupança e investimento, os indicadores de literacia financeira em Portugal continuam a evidenciar fragilidades. De acordo com o Eurobarómetro da Comissão Europeia (2023), Portugal ocupa a penúltima posição entre os países da União Europeia, com apenas 42% dos inquiridos a responder corretamente à maioria das questões, face a uma média europeia de 52%.

Adicionalmente, o Inquérito à Literacia Financeira da População Portuguesa (2023), promovido pelo Conselho Nacional dos Supervisores Financeiros, indica que 44% dos portugueses selecionam produtos financeiros sem realizar qualquer comparação prévia. Já no estudo da OCDE/INFE (2023), Portugal posiciona-se no 13.º lugar entre 39 países, com um desempenho acima da média global em atitudes e comportamentos, mas abaixo no domínio dos conhecimentos financeiros.

Trade Republic cresce em Portugal

A Trade Republic tem registado um forte crescimento em Portugal, desde 2022, tendo aumentado 10 vezes o seu número de clientes só no último ano, destacando-se na promoção da poupança para a reforma e na criação de património, através de soluções como planos de poupança e depósitos remunerados.

Em Portugal, a plataforma bancária disponibiliza uma conta com taxa de juro anual bruta (TANB) de 2,25% até 50.000 euros, com pagamento mensal de juros e acesso total aos fundos e um cartão de débito permite um saveback de 1% sobre os pagamentos com cartão, que é automaticamente reinvestido nos planos de poupança.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.