[weglot_switcher]

Transferência Bancária: Cuidados a ter

O consumidor deve saber que existem várias opções para fazer pagamentos de uma forma simples, cómoda e segura.
14 Janeiro 2025, 07h45

O consumidor deve saber que existem várias opções para fazer pagamentos de uma forma simples, cómoda e segura.

É importante que cumpras as regras de segurança para que não corra riscos desnecessários. Apesar das   transferências serem bastante práticas e seguras para se conseguir entregar dinheiro a outra pessoa. Pode dizer-se que é apenas necessário que ambas as pessoas possuam uma conta bancária.

É obrigatório aceitar pagamentos através de transferência a crédito?

Não. Ninguém é obrigado a aceitar pagamentos de qualquer bem ou serviço através de transferência a crédito, mas cada vez mais é utilizada. Em Portugal só as notas e moedas de euro têm curso legal, sendo de aceitação obrigatória como meio de pagamento.

Qual a diferença entre uma transferência intrabancária e uma transferência interbancária?

Nas transferências intrabancárias as contas do ordenante e do beneficiário estão domiciliadas no mesmo prestador de serviços de pagamento, ou seja, são transferências entre contas do mesmo banco.

No caso das transferências interbancárias, as contas do ordenante e do beneficiário estão domiciliadas em prestadores de serviços de pagamento diferentes, contas, neste caso, as transferências ocorrem entre bancos diferentes.

As transferências interbancárias podem ainda ser nacionais, se ambos os prestadores estiverem localizados no mesmo país, ou transfronteiriças, se os prestadores estiverem localizados em países diferentes.

Informe-se connosco e subscreva a nossa newsletter da proteção financeira.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço electrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.