Quem já ouviu falar em criptomoedas, já ouviu falar de blockchain. Ao dispensar a intermediação órgãos reguladores, o blockchain é alvo de curiosos e entusiastas da tecnologia aplicada ao setor financeiro. Porém, o blockchain é versátil e integrá-lo aos aplicativos de negócios apresenta alto potencial de desenvolvimento.
Em uma espécie de biblioteca pública, ao criar um bloco virtual de informação, o elo que o ligará ao próximo bloco chama-se hash. O novo bloco adicionado conterá novos dados acrescidos dos imediatamente anteriores, compondo uma corrente. Se houver suspeita de mutação em alguns dos dados, é possível rastrear a alteração. Isso gera um protocolo de confiança e assegura a transparência e a integridade dos dados. Um dos produtos da Connecting Software, o CB Blockchain Seal, aplica o blockchain a aplicações de negócio e softwares (mesmo os de legado), possibilitando a selagem de documentos e os torna à prova de fraudes.
O desenvolvimento da tecnologia blockchain tem impacto económico considerável. Portugal tem se firmado um hub do setor de TI e formado profissionais qualificados. Investir em blockchain atrairá profissionais e empresas que expandirão o desenvolvimento económico. No setor público, pode mitigar ocorrências de corrupção e reduzir custos de gestão pública. É uma oportunidade de fazer de Portugal o propulsor de uma inovação mundial ímpar. Por ser recente, ainda há muito o que se desenvolver em usabilidade desta tecnologia, mas progressos relevantes são esperados em diversos setores, como saúde, manufatura ou pesquisa científica.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com