A transição energética é uma oportunidade para Portugal na próxima década, defende Bruno Martinho, administrador da consultora Accenture.
“A transição energética é uma oportunidade económica com impacto no PIB da zona euro, mas também na criação de postos de trabalho. É uma oportunidade em particular para Portugal de nos reposicionarmos num ecossistema de energia que vai sendo cada vez mais importante não só à escala local, mas também à escala europeia”, disse Bruno Martinho.
“Tipicamente, o sistema energético foi montado e idealizado de montante a jusante. O que estamos a ver agora é a possibilidade de a geração começar em qualquer ponto da cadeia de valor seja mais próximo do consumidor ou das empresas. Esta geração vai ser cada vez mais descentralizada”, analisou.
O responsável da Accenture pela área da tecnologia e da energia sublinhou a “inteligência que regula os fluxos de energia” e que o encontro entre a procura e a oferta vai ser “feito de forma cada vez mais individualizada, em comunidades, seja com empresas, seja em relações entre produtores de energia, e consumidores”.
Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com