[weglot_switcher]

Trânsito? PSP partilha dicas de segurança para condutores e peões

Este sábado assinala-se o Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante e, pela sinistralidade ser uma questão prioritária para as autoridades, a PSP sugere a condutores e peões “uma convivência pacífica e harmoniosa”.
5 Maio 2018, 15h30

Cerca de 89,5% dos peões feridos e 63,9% dos peões mortos verificam-se em acidentes ocorridos dentro de localidades e são, na sua generalidade, atropelamentos, informa a Divisão de Trânsito e Segurança Rodoviária do Departamento de Operações da Direcção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) no seu site.

Este sábado assinala-se o Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante e, pela sinistralidade ser uma questão prioritária para as autoridades, a PSP lembra e aconselha condutores e peões a necessidade de “uma convivência pacífica e harmoniosa”.

Quanto aos peões, a PSP pede respeito pelas travessias para peões (passadeiras), que nunca se atravesse uma estrada sem olhar para os dois lados da via ou, em caso de semáforos no local, sem esperar que o sinal fique verde. Só porque o sinal ficou vermelho para os veículos, não significa que os condutores não desrespeitem a ordem de paragem. Atravessar uma passadeira deve ser sempre com a maior brevidade possível.

Circular sempre pelos passeios é outro dos conselhos aos peões. Se a via em questão não tiver passeio, circule pela berma da estrada no sentido contrário dessa via.

Como forma do peão reduzir o risco de incidente com automóveis, as autoridades elencam um comportamento de condutores pouco fiáveis para peões: não parar ao STOP e sinais vermelhos; excesso de velocidade; ir colado à retaguarda do veículo que o precede; travagens e acelerações constantes; ultrapassar pela direita; mudanças de faixa pouco seguram; que apita e faz sinais de luz de forma insistente.

Mas o elemento-chave do trânsito é o condutor e, por isso, a PSP apela ao respeito das passadeiras e da sinalização semafórica -“a luz amarela é para parar e não para incentivar a passagem”. Quando um veículo pára para o peão atravessar a passadeira, o condutor deve ter total paciência até que o transeunte complete a passagem. Não esquecer que na mudança de direcção do veículo, são os peões que têm a prioridade.

A circulação em veículos de duas rodas pelo meio de filas de trânsito paradas deve ser feita com todo o cuidado pois, aproveitando o mesmo momento de paragem, pode estar a atravessar um peão.

A PSP garante que a precaução na condução é garantia de condução.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.