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Transtejo começa a receber navios elétricos em abril de 2022

O ministro do Ambiente disse hoje que depois do contrato assinado falta agora o visto do Tribunal de Contas. A Transtejo vai comprar um total de 10 navios elétricos.
3 Fevereiro 2021, 10h52

A Transtejo começa a receber os primeiros navios elétricos em abril de 2022, anunciou hoje o Governo. A data foi avançada pelo ministro do Ambiente em audição no Parlamento esta quarta-feira, 3 de fevereiro.

“Foi assinado na sexta-feira, 29 de janeiro, o contrato de 10 navios elétricos entre a Transtejo e o consórcio vencedor do concurso”, começou por dizer João Pedro Matos Fernandes na audição parlamentar de economia.

O contrato visa a “construção de 10 navios elétricos que vão reforçar o transporte fluvial na área metropolitana de Lisboa”. Em outubro de 2020, a Transtejo anunciou que o concurso foi vencido pela Astilleros Gondán, uma empresa espanhola, pelo valor de 52,44 milhões de euros.

“Apesar dos atrasos provocados pela contestação de um concorrente, o tribunal considerou improcedente a reclamação, podendo assim avançar a assinatura de contrato. Falta o visto do Tribunal de Contas”, explicou o ministro.

“Apesar do atraso provocado pela ação, prevemos que os primeiros navios possam ser entregues em abril de 2022, o prazo já combinado”, garantiu.

“Avançará assim a principal operação de transporte fluvial de passageiros em modo elétrico no mundo”, disse.

O ministro disse inicialmente o concurso lançado tinha como objetivo a compra de navios movidos a gás natural e que chegou a haver uma proposta de adjudicação, só que a empresa não apresentou a documentação devida. “Era um grande estaleiro de base australiana com operações em Singapura”.

Só que, desde então, a “tecnologia do barco elétrico ganhou grande maturidade, por isso, quando lançámos o novo concurso, o ganho é maior em passar do diesel para a eletricidade”, disse, em resposta ao deputado do PSD, Carlos Silva.

O governante disse que em 2020 foram já intervencionados três catamarãs da empresa passando a sua capacidade de 600 para 700 lugares.

Matos Fernandes também avançou que vão ser lançados os concursos para as obras de requalificação dos terminais do Barreiro e de Cacilhas.

No caso do Seixal, o cais já foi intervencionado, estando as novas instalações deste terminal concluídas desde 14 de dezembro. Depois desta intervenção, todos os cais da Transtejo podem receber os novos navios, garantiu.

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