[weglot_switcher]

Três dos 50 deputados no Parlamento Europeu mais influentes são portugueses

No top 50 do ranking anual, que faz uma avaliação dos deputados europeus “mais bem posicionados para influenciar a formulação das políticas da UE nos próximos anos”, estão os social-democratas José Manuel Fernandes e Paulo Rangel e o socialista Pedro Silva Pereira.
14 Outubro 2020, 18h10

O ranking da Votewatch, relativo a 2020, nomeou três eurodeputados portugueses como os mais influentes entre os 705 deputados que compõem o Parlamento Europeu. No top 50 da avaliação anual dos deputados europeus “mais bem posicionados para influenciar a formulação das políticas europeias nos próximos anos”, estão os social-democratas José Manuel Fernandes e Paulo Rangel e o socialista Pedro Silva Pereira.

O social-democrata José Manuel Fernandes é, segundo este ranking anual, o eurodeputado português mais influente entre os 21 eurodeputados eleitos por Portugal e o sétimo no total de 705 deputados eleitos pelos 27 Estados-membros da União Europeia (UE). Apesar de no ano passado já ter sido distinguido como o eurodeputado português mais influente, este ano sobe da 44.ª posição para o 7.º lugar na lista.

Em causa está o papel de liderança nas negociações do programa investEU (conhecido como o novo “Plano Juncker”), que tem como objetivo tornar mais eficaz e flexível o financiamento da UE de projetos de investimento na Europa. Além disso, destaca-se também o seu trabalho nas negociações do Quadro Financeiro Plurianual 2014-2020 e como um dos relatores dos recursos próprios da União Europeia.

O segundo eurodeputado português mais influente é o socialista Pedro Silva Pereira, que aparece no 33.º lugar na lista. Pedro Silva Pereira foi distinguido pelo seu papel enquanto vice-presidente do Parlamento Europeu e relator de “dossiers essenciais”, como é o caso da parceria económica entre a UE e o Japão e da criação do Fundo Monetário Europeu. Foi ainda um dos responsáveis por dividir as cadeiras parlamentares pós-Brexit.

Já o eurodeputado e chefe da delegação do Partido Social Democrata (PSD) no Parlamento Europeu, Paulo Rangel, conquistou a 44.ª posição no ranking dos mais influentes. Para isso valeu-lhe o seu trabalho enquanto vice-presidente do Partido Popular Europeu (PPE) – do qual faz parte o PSD e o CDS-PP – e como relator dos progressos na Bósnia-Herzegovina no contexto da candidatura deste país à UE.

A liderar a lista de eurodeputados mais influentes está o presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, dada a sua “posição fundamental no próprio Parlamento”. Seguem-se a eurodeputada e presidente da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas (S&D), Iratxe García Pérez, e o eurodeputado Manfred Weber, presidente do PPE, que foi “Spitzenkandidaten” (candidato principal) do PPE à presidência do Parlamento Europeu.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.