[weglot_switcher]

Três formas de alcançar a paz na Ucrânia, segundo os mercados

Equipa de Macro e Investigação de Mercado da Generali Investments encontra três canais principais na forma como um cessar-fogo (impacto modesto) ou um acordo de paz duradouro (elevado) podem afetar os mercados europeus.
Bucha, Ucrânia
21 Fevereiro 2025, 14h10

Em primeiro lugar, e mais importante, refere um research da organização, os preços do gás baixariam se as sanções contra a Rússia fossem (parcialmente) levantadas. “Não é claro até que ponto os governos europeus estariam dispostos a aumentar o fluxo de gás da Rússia, o que não só proporcionaria a Putin novos fundos para aumentar ainda mais o seu poder militar, como também reacenderia antigas dependências energéticas”.

Iria também, refere o texto, contra os esforços para alargar ainda mais as importações de GNL dos Estados Unidos como alavanca para apaziguar as exigências de Trump para que a Europa reduzisse o seu excedente comercial com os EUA. “No entanto, alguns países da União Europeia (Hungria, Eslováquia e, potencialmente, até a Áustria) podem ainda romper com os seus pares ao aumentar as importações da Rússia”.

Um prémio de risco mais baixo também ajudaria. Os preços da energia, e do gás em particular, irão provavelmente descer, mesmo que não de forma drástica.

Em segundo lugar, refere ainda a Generali Investments, a confiança das empresas e dos consumidores pode aumentar, mesmo que este canal possa oferecer apenas um aumento moderado. “O profundo choque inicial adverso na confiança dos consumidores após a invasão russa já recuperou nos últimos dois anos. A confiança industrial tem sido afetada de forma mais persistente, particularmente nos sectores de elevada intensidade energética”.

Dito isto, as preocupações comerciais e a concorrência mais forte da China também têm estado e continuarão a atuar. O mesmo acontecerá com as preocupações mais profundas sobre a ameaça da Rússia à Europa. “Ainda assim, a esperança de menos perturbações na cadeia de abastecimento e de um fornecimento de energia mais seguro e mais barato nos próximos anos poderá ser um fator favorável”.

Em terceiro lugar, um acordo de paz sustentável “marcaria o início de um programa de reconstrução em grande escala e de garantias militares, sob a forma de envio de tropas e equipamento para a Ucrânia”.

Parte do financiamento virá de novos fundos fiscais da União ou dos seus membros, “relaxando a postura fiscal regional”. Isto pode ajudar a aumentar ainda mais a procura e contribuir modestamente para o crescimento, embora o multiplicador das despesas militares tenda a ser pequeno, uma vez que a componente das importações (dos EUA) é elevada”, antecipa a organização.

O aumento dos défices públicos e dos níveis de dívida também pode trazer novamente à tona questões de sustentabilidade orçamental. Isto tem implicações significativas para as obrigações, limitando a queda dos rendimentos das obrigações em euros, bem como a hipótese de uma reversão nos spreads de swap e de crédito.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.