[weglot_switcher]

Tribunal de Contas acolhe Presidentes dos Tribunais de Contas da UE

Além dos Presidentes dos Tribunais de Contas, participarão no evento, realizado à porta fechada, cerca de 70 delegados dos 27 Estados-Membros e do Tribunal de Contas Europeu.
20 Junho 2023, 00h17

O Tribunal de Contas recebe em Lisboa os Presidentes dos Tribunais de Contas da União Europeia, nos dias 21 e 22 de junho. Em comunicado a instituição suprema de fiscalização e controlo de dinheiros e valores públicos de Portugal.

“Esta reunião representa uma rampa de lançamento para a realização de futuras ações de controlo conjuntas e coordenadas entre os vários Tribunais de Contas em matérias como os fundos europeus e a crise energética”, lê-se no comunicado.

Segundo o Presidente do Tribunal de Contas, José Tavares, “a aplicação dos fundos europeus constituirá uma área de interação permanente nos próximos anos”. Na ordem do dia, estarão também “as alterações climáticas, a transição digital, a questão demográfica e o endividamento da União Europeia”.

O Presidente do Tribunal de Contas é atualmente o presidente deste órgão que reúne os Presidentes dos Tribunais de Contas da União Europeia, designado Comité de Contacto. A última vez que presidiu a este órgão foi em 2012 e antes disso em 1993.

O TdC diz que o debate vai centrar-se “na estratégia comum no sentido de dirigir o controlo não só para o âmbito nacional, mas também para o europeu, combinando ações de auditoria comuns nas áreas indicadas”.

Além dos Presidentes dos Tribunais de Contas, participarão no evento, realizado à porta fechada, cerca de 70 delegados dos 27 Estados-Membros e do Tribunal de Contas Europeu.

“O evento integra uma ‘In-Camera Session’, que será exclusiva para os Presidentes dos Tribunais de Contas. Esta reunião tratará dos grandes desafios que a UE enfrenta e as respostas que os Tribunais de Contas poderão dar para fazer face a tais desafios, contribuindo assim para a melhor aplicação dos dinheiros públicos europeus”, lê-se no comunicado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.