[weglot_switcher]

Tribunal de Estugarda aprova proibição de veículos a diesel

Governo do estado-federado de Baden-Württemberg poderá recorrer se não quiser aplicar a proibição. Em causa estão emissões de óxido de azoto e dióxido de carbono.
29 Julho 2017, 12h02

Um tribunal da cidade de Estugarda, a maior cidade do estado de Baden-Württemberg, na Alemanha. apoiou esta sexta-feira, 28 de julho, a proibição de automóveis a diesel caso estes não cumpram os mais recentes valores-padrão de emissões de gases poluentes, noticia o Público.

O governo estadual de Baden-Württemberg disse que estudará a decisão judicial antes de tomar uma decisão sobre a proibição na sua capital, cidade que é a sede dos fabricantes automóveis Porsche e Mercedes-Benz e do fabricante de peças Bosch e pode ainda recorrer se não quiser aplicar a proibição.

Em causa estão sobretudo emissões de óxido de azoto, que causam problemas respiratórios, e dióxido de carbono, que contribui para o aquecimento global.

Na quinta-feira, a Volkswagen e os reguladores norte-americanos para o ambiente anunciaram ter chegado a acordo para um plano segundo o qual o fabricante alemão irá modificar ou comprar a maioria dos automóveis envolvidos no caso.

Analistas dizem que se a proibição avançar em Estugarda, outras cidades alemãs deverão adotar medidas semelhantes. Munique, sede da BMW, é uma das capitais estaduais da Alemanha que já anunciou a intenção de limitar a circulação de veículos com motores diesel.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.