A competição HandsOn Startup Tour Europe 2016 chegou ao fim, e anunciou as 9 startups vencedoras, das quais as portuguesas, Tripaya e GFoundry, fazem parte.
“Duas startups portuguesas, Tripaya e GFoundry estavam na final depois de terem ganho a edição em Portugal, e competiram com 16 startups de cinco países diferentes. As duas saíram vencedoras da final em Paris”, comentou André Ramos, fundador da startup Tripaya, sublinhado o facto de que “esta vitória vem mais uma vez mostrar o grande desempenho e qualidade do ecossistema português”.
As startups participantes mostraram os seus produtos e serviços a uma espécie de júri constituído por diversos grupos de capital de risco e líderes de tecnologia, estando habilitadas a ganhar uma viagem a Silicon Valley e até 1,25 milhões de euros em financiamento, da Partech Ventures e Lemonblood.
Depois de muitas apresentações, a competição HandsOn Startup Tour deu uma olhada nas notas do júri e reduziu a lista para 9 vencedores, sendo eles a Mellow Board, a primeira unidade elétrica montável que transforma qualquer skate normal em uma máquina de montar completa, em poucos minutos; a SmartPixels, que transforma objetos em telas; a AID: Tech, startup que traz transparência e eficiência para a distribuição de fundos e serviços sociais por governos e ONGs, usando a tecnologia blockchain; a Gfoundry, a solução de gamificação para as empresas; a Servicelovers, aplicação que permite aos consumidores avaliarem e comentarem os funcionários dos serviços; Karma, um serviço de take-away, que ajuda restaurantes e mercearias a reduzir o desperdício de alimentos. Em vez de deitar a comida fora, os restaurantes podem vendê-la através da startup; a Tiimo, um aplicativo para smartwatches que apoia pessoas que precisam de estrutura em suas vidas quotidianas; a Tripaya, plataforma de viagens que, através do orçamento e dos interesses dos utilizadores, dá sugestões de lugares e a Toposen, o primeiro sensor de ultra-som 3D real que conectará o físico ao mundo digital.
Estas empresas iniciaram o seu percurso e apresentaram-se diante do último painel de juízes, que incluiu David Schwarz (Carrefour), Pascale Xelot (IBM), Romain Lavault (Partech Ventures), Marina Lhomme (BNP Paribas), Cem Ergün-Müller Telekom), Karine Faour (grupo Danone), Antonio Gatti (CEO da Lemon Blood), Benjamin Chemla (Avocat & Investor) e David Dayan (showroomprive).
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com