[weglot_switcher]

Tripulantes da TAP “não têm garantia” de salário sem corte em dezembro

Presidente do sindicato que representa os tripulantes da TAP alerta que não tem respostas do Governo e da gestão sobre se os salários deste mês vão voltar a ter cortes. E reclama a publicação urgente do novo Acordo de Empresa.
TAP privatização
7 Dezembro 2023, 09h30

Os tripulantes de cabine da TAP não têm nenhuma garantia por parte da empresa e do Governo em como vão voltar a receber os salários sem os cortes salariais este mês, tal como acontecia desde julho, revelou ao JE o presidente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC).

O pagamento de salários sem cortes com o recurso à figura contabilística de adiantamentos foi interrompido em novembro devido à não assinatura dos acordos de empresa (AE) pelo ministério das Finanças e à situação de incerteza criada com a crise política que levou a tutela setorial, antes liderada por João Galamba, a passar para as mãos de António Costa.

Segundo Ricardo Penarroias, do SNPVAC, o sindicato solicitou já um esclarecimento junto da administração da TAP, liderada por de Luís Rodrigues, mas “não teve resposta” quanto à resolução da situação. E remata: “não tenho por parte da empresa nem do Governo essa garantia”.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.