Os tripulantes de voo da easyJet avançaram esta quinta-feira com um pré-aviso de greve para os dias 21, 22, 23, 24 e 25 de julho, de acordo com informação avançada em comunicado pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), à qual o JE teve acesso.
Para o SNPVAC, de acordo com posição expressa no comunicado, o facto da proposta da easyJet ter tido 90% de votos contra “é a demonstração cabal e um uníssono do descontentamento dos Associados easyJet em relação às pretensões da empresa para connosco”.
Apesar dos associados easyJet concordarem com alguns pontos da proposta apresentada pela companhia de aviação low cost, estes membros do sindicato dizem não compreender “a postura da companhia relativamente ao salário base, que representa quase 2/3 do nosso pagamento”: “Estamos muito abaixo dos valores praticados por outras companhias de aviação em Portugal e noutros países da rede”.
Estes associados sublinham que “nada disto seria relevante se a companhia não planeasse horários pesados, aliados a aeroportos totalmente congestionados”. Assim, reafirmam os associados da easyJet que “não existe mais espaço a negociação”.
“Lamentamos profundamente que a empresa continue a considerar que um FA português deva receber no fim dos três anos de aumentos menos 90% de salário base que um colega francês. Estas contas são assombrosas”, acusam os associados do sindicato ligados à easyJet.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com