As tropas russas estão a abandonar o norte da Ucrânia para se focarem no Donbas, no leste do país. A revelação é feita pelo ministério da Defesa britânico esta sexta-feira.
“No norte, as forças da Rússia retiraram-se completamente [da zona] entre a Ucrânia e a Bielorrússia e a Rússia”, começa por dizer o ministério. “Pelo menos, algumas forças vão ser transferidas para o leste da Ucrânia para combaterem no Donbas”.
“Muitas destas forças vão requerer abastecimento significativo antes de estarem prontas para avançar para leste, com qualquer grande avanço a partir do norte a demorar uma semana, no mínimo”, destaca o ministério.
“O bombardeamento russo das cidades no leste e no sul continua e as forças russas avançaram mais para sul desde a cidade estrategicamente importante de Izium que permanece debaixo do seu controlo”, acrescenta.
Na quinta-feira, o ministério já tinha destacado que o foco do exército russo encontra-se no leste do país.
“Operações ofensivas no leste da Ucrânia são agora o grande foco das forças militares russas. A artilharia russa e os ataques aéreos continuam ao longo da linha de controlo do Donbas. A Rússia está a atacar alvos de infraestrutura dentro do interior ucraniano e terão como objetivo degradar a capacidade dos militares ucranianos em reabastecerem-se e aumentar a pressão sobre o Governo ucraniano”, pode-se ler na nota publicada ontem.
“Apesar de estar a direcionar forças e capacidade logística para apoiar as forças no Donbas, as forças russas deverão continuar a enfrentar assuntos morais e escassez de equipamento e pessoal”, acrescentou.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com