[weglot_switcher]

Trump alarga prazo para que petrolíferas norte-americanas saiam da Venezuela

O Departamento do Tesouro dos EUA estendeu até 3 de junho de 2021 a autorização para que a Chevron, Halliburton, Schlumberger, Baker Hughes e Weatherford possam efetuar transações consideradas essenciais para preservar os seus ativos, manter a segurança dos seus colaboradores e pagar os respetivos contratos.
  • Zbynek Burival on Unsplash
17 Novembro 2020, 19h56

Donald Trump, presidente dos EUA, prorrogou o prazo para que a Chevron e os principais fornecedores de serviços petrolíferos norte-americanos cessassem as suas operações na Venezuela, no âmbito das sanções impostas pela administração Trump ao regime liderado por Nicolás Maduro, conta o “El Economista” esta terça-feira.

Assim, o Departamento do Tesouro dos EUA estendeu até 3 de junho de 2021 a autorização para que a Chevron, Halliburton, Schlumberger, Baker Hughes e Weatherford possam efetuar transações consideradas essenciais para preservar os seus ativos, manter a segurança dos seus colaboradores e pagar os respetivos contratos. A primeira data imposta pela administração Trump era de 1 de dezembro. Desde abril, as petrolíferas norte-americanas estão proibidas de perfurar poços, vender e comprar crude ou produtos derivados de petróleo e transportar esses derivados.

A Venezuela, que possui as reservas de crude com maior dimensão a nível mundial, viu descambar a outrora poderosa indústria petrolífera em pleno regime liderado por Nicolás Maduro. Este declive acentuou-se este ano numa quebra sem precedentes provocada pela pandemia de Covid-19.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.