Donald Trump voltou a tecer críticas ao presidente da Reserva Federal, Jerome Powell. Desta vez o presidente dos Estados Unidos foi mais longe e ameaçou deixar correr um “grande processo judicial” contra o líder daquele organismo, pelo investimento envolvido na reforma da própria sede.
O chefe de Estado norte-americano continua empenhado em pressionar Powell a baixar as taxas de juro de referência. Através de uma publicação na rede social “Truth Social”, durante esta terça-feira, Trump salientou que Powell tem estado “atrasado” no que diz respeito a decisões sobre as taxas de juro de referência. Nesse sentido reafirmou que o presidente daquele banco central deve baixar os juros “agora”.
A publicação surge na sequência da leitura da inflação na economia dos EUA indicar uma subida homóloga de 2,7% em julho, o que significa uma manutenção do ritmo de aumento dos preços face ao mês anterior. Ao mesmo tempo, a inflação ficou abaixo do esperado (os mercados aguardavam uma aceleração de 0,1 pontos percentuais, até aos 2,8%).
Com base nestes dados, que são os mais recentes, diz Trump que a guerra comercial, fruto da aplicação de tarifas a muitos dos parceiros comerciais dos EUA, não provocou uma aceleração no aumento dos preços.
Ao mesmo tempo, descreve o trabalho desempenhado por Powell no que diz respeito à reforma da sede da Fed como “horrível e grandemente incompetente”, de tal modo que está a avaliar a possibilidade de deixar passar um processo judicial sobre esta matéria. Em causa está a construção de edifícios daquele banco central, que envolveu três mil milhões de dólares, valor que Donald Trump considera demasiado elevado.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com