No primeiro dia como presidente, Trump surpreendeu ao referir-se à Espanha como um suposto membro dos BRICS, o grupo de economias emergentes liderado por Brasil, Rússia, África do Sul, Índia e China. Este deslize colocou o país liderado por Pedro Sánchez no bloco de nações a quem Trump ameaça com tarifas de 100%, caso procurem alternativa ao dólar.
Durante uma sessão de perguntas na Sala Oval, um jornalista questionou o presidente norte-americano sobre os gastos militares nos países da NATO, como Espanha e França. Trump respondeu que o gasto militar da Espanha era “muito baixo” e afirmou que era um “país BRICS”.
De forma confusa, questionou o jornalista: “Você sabe o que é um país BRICS? Se eles tentarem seguir em frente com o que estão a pensar terão uma tarifa de 100%. Mas no final, a China vai desistir.” A resposta deixou no ar a dúvida se ele entendia de facto a natureza do grupo de países ao qual se referia.
Após a insistência dos jornalistas, Trump manteve a sua posição, sugerindo que os BRICS estavam a tentar “enganar os Estados Unidos” com a proposta de uma moeda global alternativa ao dólar.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com