[weglot_switcher]

Trump critica eólicas offshore europeias

Presidente norte-americano defende mais exploração de petróleo no mar do Norte.
Trump
Former U.S. President Donald Trump attends a rally in Wilkes-Barre, Pennsylvania, U.S., September 3, 2022. REUTERS/Andrew Kelly – RC20AW9LDZLQ
3 Janeiro 2025, 12h55

Donald Trump criticou as eólicas offshore (marítimas) europeias. O presidente-eleito dos Estados Unidos defendeu o fim das eólicas no mar do Norte e uma maior aposta na exploração de petróleo.

“O Reino Unido está a fazer um grande erro. Abram o mar do Norte [ao petróleo]. Livrem-se das turbinas”, escreveu o governante nas redes sociais.

Donald Trump reagia a uma notícia de que o produtor norte-americano APA Corp pretende sair do mar do Norte até 2029, esperando uma queda de 20% da produção em 2025.

A produção no mar do Norte tem vindo a recuar lentamente: dos 4,4 milhões de barris diários de petróleo no início do século para 1,3 milhões atuais.

O Governo britânico tem planos para aumentar o imposto extraordinário sobre os produtores de petróleo e gás no Mar do Norte de 35% para 38%, alargando-o por mais um ano. O objetivo é usar as receitas para financiar projetos de energia renovável.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.