[weglot_switcher]

Trump critica gestão da pandemia da Covid-19 pela OMS e ameaça cortar fundos norte-americanos

Para Donald Trump, a OMS é responsável por não ter percebido o alcance do surto epidemiológico da Covid-19. “Devia ter percebido e provavelmente percebeu”, acusou durante uma conferência de imprensa, considerando depois que a OMS foi “muito favorável à China, o que não é aceitável”.
  • Donald Trump
8 Abril 2020, 09h46

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, responsabilizou a Organização Mundial de Saúde (OMS) pela pandemia da Covid-19, criticando a gestão da situação e alegando que a OMS favoreceu a China. Por isso, ameaçou suspender a contribuição dos EUA, durante uma conferência de imprensa na Casa Branca, na terça-feira à noite.

“Vamos suspender as quantias destinadas à OMS”, ameaçou Trump. Mas, uns minutos depois, recuou na afirmação e apenas disse que a sua administração apenas vai “analisar essa possibilidade”.

Para Donald Trump, a OMS é responsável por não ter percebido o alcance do surto epidemiológico da Covid-19. “Devia ter percebido e provavelmente percebeu”, acusou, considerando depois que a OMS foi “muito favorável à China, o que não é aceitável”.

Os Estados Unidos são, de longe, o país do mundo com o maior número de casos confirmados de infeção por novo coronavírus: 382.256 pessoas infetadas no país. E só nas últimas 24 horas, Washington contabilizou 1.939 mortes causadas pela Covid-19, o pior recorde mundial diário, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins. Ao todo o país já tem 12.021 mortos.

A nível mundia, há mais de 1,4 milhões de pessoas infetadas, contando-se já mais de 80 mil mortes por Covid-19.

Horas antes da conferência de imprensa, Donald Trump escreveu sua conta Twitter que a OMS “realmente estragou tudo”. O governante norte-americano disse que a organização é “largamente financiada pelso EUA” mas que tem estado “muito centrada na China”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.