O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse esta terça-feira que não tem planos de demitir o presidente da Reserva Federal (Fed), Jerome Powell, antes de o seu mandato à frente do banco central dos EUA expirar no próximo ano.
“Não tenho nenhuma intenção de o despedir”, disse o presidente dos Estados Unidos aos jornalistas, na Sala Oval, citado pelo CNBC, quando solicitado a esclarecer se não tentou a saída de Powell. “Nunca o fiz”, disse.
No entanto reforçou que quer que as taxas de juros sejam mais baixas.
“Gostaria de o ver ser um pouco mais ativo em termos da sua ideia de baixar as taxas de juro”, acrescentou o Presidente. “Esta é a altura ideal para baixar as taxas de juro”.
Powell, que Trump nomeou durante seu primeiro mandato como presidente, será presidente do Fed até maio de 2026 e disse recentemente o presidente dos EUA não pode removê-lo de acordo com a lei.
Os futuros de ações dos EUA subiram acentuadamente nos principais índices após os últimos comentários de Trump.
Na segunda-feira, Trump disparou a sua crítica mais incendiária a Powell, chamando-lhe um “grande perdedor” e instando-o a baixar as taxas imediatamente. Trump, que tem insistido com o presidente do Fed a reduzir as taxas de juros na esperança de impulsionar o crescimento económico.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com