O presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou impor tarifas de 25% sobre as importações da União Europeia, alegando que o bloco económico e político foi formado “para prejudicar” os EUA, segundo a “CNBC”.
Na quarta-feira, durante a primeira reunião do Gabinete do seu segundo mandato, Trump disse que as taxas contra o Canadá e o México entrariam em vigor a 2 de abril e que as medidas comerciais incluiriam uma tarifa de 25% sobre produtos da UE.
“Nós anunciaremos isso muito em breve”, disse Trump aos jornalistas. “Será [uma] [tarifa] de 25% em termos gerais”. “Os países da UE realmente tiraram vantagem dos EUA. Eles não aceitam os nossos carros, eles não aceitam os nossos produtos agrícolas. Eles usam todos os tipos de razões para não aceitar. E nós aceitamos tudo deles”, acrescentou.
O presidente tornou prioridade enfrentar o que Trump vê como relações comerciais injustas com vários dos vizinhos e parceiros comerciais mais próximos dos EUA, citando os déficits comerciais persistentes dos EUA — nos quais o país importa mais bens e serviços do que exporta — como evidência disso.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com