[weglot_switcher]

Trump quer expulsar Espanha da Nato

Depois do país ibérico não aceitar aumentar os seus gastos com a despesa, o presidente norte-americano fala de uma possível expulsão do país da aliança da Nato.
epa12273726 US President Donald J. Trump, with HHS Secretary Robert F. Kennedy Jr., delivers remarks during a Making Health Technology Great Again event in the East Room of the White House in Washington, DC, USA, 30 July 2025. The White House and the Centers for Medicare and Medicaid Services have received commitments from 60 healthcare technology companies to collaborate on a new health technology advancement initiative. EPA/SHAWN THEW
10 Outubro 2025, 10h15

O presidente norte-americano, Donald Trump, propôs expulsar a Espanha da aliança da Nato, depois deste país não ter concordado em aumentar a sua despesa com a Defesa para 5% do PIB.

De acordo com o jornal “El Economista”, o presidente considera que Espanha “não tem desculpa” para não aumentar os seus gastos com a defesa.

“Pedi que pagassem 5%, não 2%, e a maioria achou que não ia acontecer, mas foi aprovado quase com unanimidade. Tivemos um país que ficou de fora, Espanha. Talvez devessem ser expulsos da Nato”, declarou o republicano.

O país de Pedro Sánchez não aceitou este aumento da despesa, por considerar que a percentagem de 5% é “desproporcionada, desnecessária”, e garantiu que apenas afetará 2,1% do PIB do país as despesas com a defesa.

Apesar da Nato ter cedido este pedido, a verdade é que nenhum país do grupo gasta 5% em defesa, sendo o mais próximo a Polónia, que este ano deve chegar aos 4,48%.

Este ano o gasto de Portugal em defesa deverá ficar nos 5,9 mil milhões de euros, um aumento de 1,5 mil milhões de euros face ao gasto do ano passado.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.