O presidente norte-americano, Donald Trump, propôs expulsar a Espanha da aliança da Nato, depois deste país não ter concordado em aumentar a sua despesa com a Defesa para 5% do PIB.
De acordo com o jornal “El Economista”, o presidente considera que Espanha “não tem desculpa” para não aumentar os seus gastos com a defesa.
“Pedi que pagassem 5%, não 2%, e a maioria achou que não ia acontecer, mas foi aprovado quase com unanimidade. Tivemos um país que ficou de fora, Espanha. Talvez devessem ser expulsos da Nato”, declarou o republicano.
O país de Pedro Sánchez não aceitou este aumento da despesa, por considerar que a percentagem de 5% é “desproporcionada, desnecessária”, e garantiu que apenas afetará 2,1% do PIB do país as despesas com a defesa.
Apesar da Nato ter cedido este pedido, a verdade é que nenhum país do grupo gasta 5% em defesa, sendo o mais próximo a Polónia, que este ano deve chegar aos 4,48%.
Este ano o gasto de Portugal em defesa deverá ficar nos 5,9 mil milhões de euros, um aumento de 1,5 mil milhões de euros face ao gasto do ano passado.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com