O presidente dos EUA exigiu taxas de juro mais baixas e Wall Street gostou da notícia. O S&P 500 renova máximos intraday.
Wall Street fechou em alta esta quinta-feira, com o Dow Jones a subir 0,92% para 44.565 pontos; o S&P500 a avançar para 0,53% para 6.118,7 pontos e o Nasdaq valorizou 0,22% para 20.053,7 pontos.
O Dow Jones e o S&P 500 renovaram os seus máximos pelo segundo dia consecutivo, encorajados pelas palavras de Donald Trump no Fórum de Davos, onde exigiu taxas de juro mais baixas, precisamente num contexto em que se esperam menos cortes da Reserva Federal para este ano.
“Vou exigir que as taxas de juro baixem imediatamente. E, da mesma forma, devem cair em todo o mundo”, disse Trump.
O discurso de Trump incluiu ainda críticas às políticas da União Europeia (UE), que acredita serem prejudiciais para as empresas norte-americanas e para a economia do país.
“Na perspetiva dos EUA, a UE trata-nos muito, muito injustamente, muito mal. Temos algumas queixas muito significativas com a UE. Dificultam muito a entrada de produtos na Europa e, ainda assim, esperam vender e vendem os seus produtos nos Estados Unidos. Portanto, temos centenas de milhares de milhões de dólares em défices com a UE e ninguém está satisfeito com isso”, disse o novo presidente dos EUA.
No panorama empresarial, a Electronic Arts caiu 16,70% após cortar as suas previsões em resposta à fraqueza da sua divisão “Global Football’.
A maior companhia aérea dos Estados Unidos, a American Airlines, anunciou hoje um lucro de 846 milhões de dólares (812,7 milhões de euros) em 2024, um aumento de 2,9% em relação a 2023.
Também hoje, a autoridade britânica para a concorrência (CMA) lançou hoje duas investigações separadas sobre os ecossistemas de ‘smartphones’ da Apple e da Google, aumentando a pressão sobre os ‘gigantes’ tecnológicos americanos, que Donald Trump prometeu defender.
Noutros mercados, o crude West Texas caiu 1,55% (74,27 dólares) . A cotação do barril de petróleo Brent para entrega em março terminou hoje no mercado de futuros de Londres em baixa de 0,90%, para os 78,29 dólares.
Os preços do crude foram afetados pelo apelo de Trump por preços mais baixos da OPEP.
O euro valorizou 0,10% (1,0418 dólares).
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com