As perspetivas de sucesso para a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) continuam elevadas, e tudo indica que os lucros da fabricante de chips utilizadores em soluções de Inteligência Artificial (IA).
Os analistas mostram que a fabricante de Taiwan deve apresentar um salto positivo de 58% nos lucros do quarto trimestre, que serão apresentados esta quinta-feira. Estes resultados beneficiam da tendência de IA, nomeadamente pelos seus principais clientes Apple e Nvidia.
Contudo, os primeiros meses do novo ano fiscal podem não ser positivos para a multinacional. Isto porque a fabricante de chips vai sofrer também com as restrições dos Estados Unidos, uma vez que Donald Trump já ameaçou com tarifas à China.
Os dados iniciais de 22 analistas dão conta que a TSMC deve apresentar lucros de 377,95 mil milhões de dólares taiwaneses (11,19 mil milhões de euros) no trimestre terminado a 31 de dezembro. Trata-se de um aumento de 58,34% face ao trimestre homólogo, quando a TSMC registou lucros de 238,7 mil milhões de dólares taiwaneses.
Os analistas estão confiantes de que 2025 será o ano em que a TSMC vai ver o seu crescimento assente e amplamente impulsionado por clientes de IA. “A Arete Research está otimista de que a TSMC pode construir uma boa relação com a nova administração [Trump], principalmente porque o seu novo cluster no Arizona é o maior programa de investimento estrangeiro direto atualmente nos EUA”, apontou o analista Brett Simpson.
A fabricante de chips está a investimento 65 mil milhões de dólares para construir três fábricas no estado do Arizona, embora a maior parte da produção se mantenha em Taiwan. Estes investimentos fazem parte de um grande conjunto de gastos da TSMC para construir novas fábricas fora de Taiwan.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com