Turbina eólica offshore dá prémio REN a aluno do Técnico

Gabriel da Silva Garanito Maciel, aluno do Instituto Superior Técnico, da Universidade Técnica de Lisboa, foi o vencedor da edição 2018 do Prémio REN com a tese “Desenvolvimento e Projeto Mecânico de uma Fundação para uma Turbina Eólica Offshore”.

O Prémio REN voltou a distinguir as três teses de mestrado mais inovadoras na área da Energia. Gabriel da Silva Garanito Maciel, aluno do Instituto Superior Técnico sagrou-se vencedor com a tese “Desenvolvimento e Projeto Mecânico de uma Fundação para uma Turbina Eólica Offshore”.

O segundo lugar da edição 2018 foi atribuído a Pedro Sarmento de Beires, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, pelo seu trabalho académico sobre o tema “O papel das centrais hídricas reversíveis face ao aumento dos volumes de integração de produção de origem renovável em sistemas elétricos isolados”.

O terceiro lugar foi para Fábio José Correia de Brito, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, pela tese “Simulação de Estratégias de Operação Agregada de Sistemas de Armazenamento Distribuídos em Parques Eólicos e Centrais Fotovoltaicas”.

O júri atribuiu ainda duas menções honrosas a João Espírito Santo da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e a João Anjo do Instituto Superior Técnico.

Criado em 1995, o Prémio REN destina-se a premiar as melhores teses de mestrado no âmbito da energia, realizadas por alunos das áreas de Engenharia, Economia, Matemática, Física, Química, Sistemas de Informação e Computação.

Em comunicado, a REN diz que ao longo das suas 24 edições, os trabalhos premiados no âmbito do Prémio REN têm vindo a acompanhar as transformações e desenvolvimentos que têm moldado o setor da energia, a antecipar desafios, identificar questões e a propor soluções inovadoras.

Ler mais
Recomendadas

Óbidos volta a ensinar crianças e jovens a programar

Óbidos recebe já em janeiro a quarta edição da iniciativa da Academia deCode, onde cerca de 200 crianças e jovens iniciaram os seus conhecimentos de programação e robótica.

Como medir o foco do estudante durante a aula? Investigadores de Aveiro têm solução

Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro desenvolveu um sistema informático capaz de monitorizar o foco de cada um dos estudantes ao longo de uma aula.

Número de desempregados inscritos desceu 17% em outubro

De acordo com a Informação Mensal do Mercado do Emprego, para a diminuição do desemprego registado, face ao mês homólogo de 2017 (-70.323 pessoas), contribuíram todos os grupos de desempregados.
Comentários