As autoridades turcas convocaram este domingo o embaixador da Suíça, em Ancara, a fim de exigir explicações sobre o protesto organizado na cidade de Berna contra o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, segundo informa a Lusa.
“Walter Haffner foi convidado ao nosso ministério [Negócios Estrangeiros], onde o nosso mal-estar foi comunicado. Foi dito ao embaixador que os culpados devem ser levados à justiça”, indicaram fontes diplomáticas turcas não identificadas, citadas pelas agências internacionais.
A Turquia descreveu esta iniciativa como uma manifestação organizada pelo Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), uma organização classificada como “terrorista” por Ancara e pelos seus aliados ocidentais.
Por sua vez, Erdogan atacou as autoridades suíças, durante um discurso proferido hoje em Istambul, dizendo que estas “Colhem o que semeiam”.
Nas últimas semanas, países europeus proibiram a entrada a ministros turcos que iam participar em comícios, juntamente com a comunidade turca, sobre o referendo que a Turquia realiza a 16 de abril para reforçar os poderes de Recep Tayyip Erdogan, que tem procurado angariar votos junto da diáspora do seu país.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com